O árbitro catarinense Ramon Abatti Abel vem se destacando no cenário do futebol nacional e internacional e é atualmente um dos nomes cotados a estar na Copa do Mundo de 2026, que acontece nos Estados Unidos, Canadá e México.
Natural de Araranguá, no Sul de Santa Catarina, ele está presente nas principais competições do futebol brasileiro. A mais recente atuação foi domingo, dia 2, na decisão da Supercopa do Brasil, no Estádio Mangueirão, em Belém (PA), onde o Flamengo venceu o Botafogo por 3 a 1.
“Muito feliz com a oportunidade de apitar este jogo da Supercopa, já que reúne os campeões das duas principais competições do ano (Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro). Agradecer primeiramente a Deus, depois família e colegas e toda a comunidade do futebol catarinense e brasileiro. Muito esperançoso neste ano e pedindo saúde para que a gente tenha condições físicas para desempenhar bem em campo sempre prezando pela justiça esportiva”, destaca Ramon.
Ele esteve também na edição dos Jogos Olímpicos de Paris em 2024, onde apitou inclusive a grande decisão, que colocou frente a frente as seleções da França e Espanha, com vitória espanhola após decisão por pênaltis.
Copa do Mundo
No quadro da Fifa, Ramon Abatti Abel é um dos nomes cotados pela entidade máxima do futebol para representar o Brasil no próximo Mundial.
“Estamos neste processo da Copa do Mundo de 2026 e também do Campeonato Mundial de clubes que acontece no meio deste ano nos Estados Unidos. Se tivermos essa oportunidade de estar nestes eventos internacionais, é procurar me preparar ao máximo para representar bem o nosso estado, o nosso país e o futebol brasileiro”, complementa.
Trajetória
Ramon Abatti Abel se profissionalizou árbitro da Federação Catarinense de Futebol (FCF) no ano de 2017 e entrou para a arbitragem nacional da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) no ano de 2020.
O momento mais alto da carreira foi em 2022, quando ganhou o escudo de árbitro da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) e o escudo de árbitro Fifa, o qual utiliza atualmente.
Ascom Fesporte