Durante a sessão ordinária desta quarta-feira (26) na Câmara Municipal de São Miguel do Oeste, foram aprovadas diversas homenagens a atletas. Entre as moções de aplauso defendidas na sessão, destacam-se as homenagens aos atletas de badminton, judô e kickboxing.
BADMINTON
Cris Zanatta (PSDB) apresentou moção de aplauso em que parabeniza a trajetória do badminton em São Miguel do Oeste, a dedicação de seus pioneiros, atletas e incentivadores, e o destaque da cidade no Torneio Internacional de Badminton, São Miguel Internacional Sênior 2025, em que obteve excelente desempenho, conquistando dois ouros, quatro pratas e dois bronzes.
A vereadora destaca que o badminton foi introduzido em São Miguel do Oeste em 1997 pelo casal Antônio Celso e Janete Siqueira, juntamente com Itamar Siqueira. “O esporte ganhou ainda mais força em 2002, com a chegada do professor Emilson, que impulsionou sua prática no ginásio da AABB, consolidando-o como uma referência na cidade”, conta.
“Mesmo enfrentando desafios, como a falta de estrutura e equipamentos específicos, os primeiros atletas miguel-oestinos demonstraram grande dedicação, promovendo a difusão e o crescimento da modalidade no município”, acrescenta a vereadora.
Em 2011, o badminton foi oficialmente incorporado ao programa dos Jogos Escolares de Santa Catarina (JESC), possibilitando a participação de talentos locais, como Vinicius Sabadin, Mateus Nelson Ribas, Mirela e Isadora Sehn, que representaram São Miguel do Oeste com destaque.
“Entre os dias 28 de fevereiro e 2 de março de 2025, a cidade sediou a segunda edição do Torneio Internacional de Badminton – São Miguel Internacional Sênior, evento que reuniu atletas do Brasil, Argentina e Paraguai. A competição contou com 70 partidas disputadas, e a Associação de Badminton São Miguel obteve um excelente desempenho no quadro geral de medalhas, conquistando dois ouros, quatro pratas e dois bronzes”, destaca Cris Zanatta.
“Reafirmamos o reconhecimento e a valorização do badminton como um esporte que fortalece nossa comunidade, inspira novas gerações e contribui significativamente para o desenvolvimento esportivo e social de São Miguel do Oeste”, complementa. A moção foi entregue a membros da Associação de Badminton São Miguel (Abadsmig).
JUDÔ
Ravier Centenaro (PSD) parabeniza a Associação de Judô do Extremo-Oeste pelos expressivos resultados conquistados. A homenagem foi prestada através da Moção de Aplauso 14/2025. O vereador afirma que, apesar de ocupar pouco espaço na mídia e ser pouco divulgado, o judô é uma das modalidades esportivas que mais renderam medalhas olímpicas para o Brasil na história (28), e que a modalidade possui atualmente cerca de 2 milhões de praticantes no país.
A Associação de Judô do Extremo Oeste – Ajeo foi criada oficialmente no ano de 2014 e atualmente atende cerca de 250 atletas, dos quatro anos de idade até a categoria adulta. Os treinamentos acontecem no Ginásio Municipal Clayr Ulysses Seganfredo, no Ginásio La Salle Peperi, na Unoesc, na sala da Cultura e na EEB Guilherme Missen. Os treinamentos são orientados pelos profissionais sensei Juliano Siebel, sensei Luciano Chittó, sensei Nayara Mucha e auxiliar técnico Daniel Silva.
“Hoje, o judô de São Miguel do Oeste faz história por meio da Associação de Judô do Extremo Oeste – Ajeo, exemplo maior é o atleta Daniel Bolezina, oriundo das categorias de base e já se tornou campeão Brasileiro, Panamericano e ficou em sétimo lugar no campeonato Mundial na Itália. Ele também integra a Seleção Brasileira de Judô, conquistando diversos outros títulos internacionais”, destaca Ravier.
“Gabrieli Borsatto e Vinicius Weiss, campeões da última edição da fase estadual da Olesc, campeões estaduais sub 18 em 2024, representaram a seleção catarinense no Campeonato Brasileiro no Rio de Janeiro em 2024 e nos Jogos da Juventude em João Pessoa-PB, conquistando a inédita medalha de bronze de Equipes Mistas para o Estado de Santa Catarina”, acrescenta o vereador.
“Destaca-se também o sensei Juliano Siebel, que foi convocado como técnico da seleção catarinense para disputa dos Jogos da Juventude 2024, maior evento esportivo de categorias de base do Brasil. Assim como outros atletas miguel-oestinos estão se destacando no cenário estadual e nacional, como Sinthia Brusco, Nayane Galdino, Sabrina Silvestri, Lucas da Silva, Renan Saft, Rikelmy de Melo, entre outros. Neste ano de 2025, os atletas já participaram da Copa Santa Catarina em Videira, sendo nove atletas classificados para o Campeonato Brasileiro”, ressalta Ravier Centenaro.
O vereador ainda finaliza: “Diante de todos esses resultados, da história e do trabalho desenvolvido pela Associação de Judô do Extremo Oeste – Ajeo, essa moção de aplauso é uma homenagem mais do que justa e merecida do Legislativo de São Miguel do Oeste”.
KICKBOXING
Silvia Kuhn (MDB) parabeniza os atletas miguel-oestinos João Danilo Balke e Yasmin Julieta Balke pelas conquistas no Campeonato Brasileiro Centro-Oeste e no Campeonato Pan Americano Cup Internacional de kickboxing, que integram a Associação de Artes Marciais do Oeste Catarinense (AAMOC) e da Academia Balke Team. A vereadora lembra que os atletas participaram dos campeonatos nos dias 21 e 22 de fevereiro de 2025 em Maracaju, em Sergipe. A homenagem foi prestada através da Moção de Aplauso 16/2025.
Nas duas competições, João Danilo sagrou-se campeão em três modalidades e Yasmin em duas modalidades. “João Danilo e Yasmin são atletas da Associação de Artes Marciais do Oeste Catarinense (AAMOC) e da Academia Balke Team, levando o nome de São Miguel do Oeste por estados brasileiros e países durante as competições nacionais e internacionais. Atualmente, João Danilo é o número um do Brasil em duas modalidades, o número um das Américas e, no ranking mundial, está na quarta posição”, destaca Silvia Kuhn.
“João Danilo é um atleta multicampeão, pois além dos inúmeros títulos, é um grande incentivador do esporte e um incansável disseminador das artes marciais como estilo de vida e formação do caráter, com base no respeito, disciplina e comprometimento. Manifestamos o nosso reconhecimento pelo brilhante desempenho de João Danilo e de sua filha Yasmin, que representam o município em competições nacionais e internacionais”, complementa a vereadora.
Ascom