Na última quinta-feira (11), servidores da Receita Federal em Dionísio Cerqueira/SC fizeram a apreensão de um trailer oriundo da Argentina. O veículo, introduzido no Brasil para venda e com placas adulteradas, não passou pelos trâmites aduaneiros relacionados a importação.
A apreensão é fruto de um trabalho conjunto realizado pelas Alfândegas de Dionísio Cerqueira e Uruguaiana/RS, que compartilharam informações a respeito de um veículo argentino que adentrava ao Brasil através da cidade gaúcha enquanto guinchava um trailer, mas que possivelmente retornava ao país vizinho sem o reboque e por outro caminho, sem passar pela cidade de origem.
Por meio de ações de monitoramento tático, a Equipe de Vigilância e Repressão da Receita Federal de Dionísio Cerqueira fez a abordagem ao veículo no momento em que este adentrava novamente ao Brasil pela Aduana de Turismo do município catarinense rebocando um trailer. Após verificação física, identificou-se que o reboque era novo e portava uma placa argentina com indícios de adulteração.
Após entrevista, os servidores constataram que o motorista era proprietário de uma empresa especializada em fabricação de carrocerias, reboques e semirreboques. Através de uma página em uma rede social, ele anunciava e vendia produtos extremamente parecidos com o reboque que guinchava no momento da abordagem.
Uma vez caracterizado o intuito comercial, foi realizada a apreensão do trailer, bem como do veículo que o transportava. Ambos foram levados à Alfândega da Receita Federal em Dionísio Cerqueira para os trâmites legais.
Esta operação demonstra que o trabalho em parceria entre as unidades da RFB é estratégico para o combate aos crimes transfronteiriços, com benefícios para toda a sociedade.
Ascom