Essa coluna é uma produção independente e não representa a opinião do veículo de comunicação
ENCARAR A REALIDADE I
Existe uma - talvez única - solução que pode ser aplicada a todos os desafios que enfrentamos na vida. É a capacidade de identificar a REALIDADE em sua essência.
Não é fácil. Para atingir esse nível de percepção é preciso de esforço constante. Implica em um árduo treinamento. Isso permitirá apurar nossa habilidade de ver as coisas como realmente são.
ENCARAR A REALIDADE II
É fundamental estar disposto a abandonar conceitos e crenças que, muitas vezes, estão profundamente enraizados em nossas consciências. Isso alterará nossa maneira de pensar e interpretar as coisas.
Libertar-se desses paradigmas é um desafio significativo. Entretanto, é um passo crucial para que possamos nos aproximar de uma visão mais objetiva e verdadeira da realidade.
ENCARAR A REALIDADE III
A jornada em busca dessa solução não demanda apenas de perseverança. Exige coragem para questionar e reavaliar o que acreditamos ser verdadeiro.
Essa transformação interna é crucial para que possamos nos libertar das limitações impostas por nossas próprias mentes. E, desta forma, aproximar-nos de uma compreensão mais fidedigna das complexidades do mundo que nos cercam.
ELEIÇÕES
Quando começaram as tratativas visando as coligações e mais ou menos já se tinha uma noção dos candidatos escrevi que em São Miguel a coisa já estava consolidada. E mantenho minha opinião.
Respeito todos os candidatos a prefeito e vice, os quais detenho elevada consideração. Não tenho nada a dizer que os desabone. Também tenho certeza que todos querem o melhor para o município.
Mas qualquer um, com o mínimo de percepção, sabe quem vencerá. E a vitória tem muito a ver com o candidato a vice-prefeito.
TRISTE REALIDADE
A mais complexa das verdades para muitos seres humanos reside na capacidade de amar o próximo com a mesma intensidade que se ama a si mesmo.
É almejar para o outro a mesma felicidade que se deseja para si. A rivalidade em torno das 'conquistas' e a incessante comparação entre 'quem possui ou é mais' revelam uma deprimente pobreza de espírito.
ENQUANTO ISSO NO INSTITUTO DE SAÚDE MENTAL...
Obrigado por telefonar para o Instituto de Saúde Mental:
-Se você é obsessivo-compulsivo, pressione repetidamente a tecla 1.
-Se você é paranoico, nós sabemos quem você é, o que você faz e o que você quer. Aguarde na linha enquanto rastreamos seu telefonema.
-Se você é esquizofrênico, ouça cuidadosamente e uma voz baixinha lhe dirá que número pressionar.
-Se você é depressivo, não importa qual número pressione, porque ninguém irá lhe responder.
-Se você tem baixa autoestima, por favor, desligue. Todos os nossos operadores estão ocupados atendendo pessoas importantes.
ATÉ HOJE COMENTAM
Dia 29 é feriado em São Miguel. Dia do padroeiro. Foi instituído em 1997. Mas foi o de 2003 que muita gente não esquece. Era uma segunda-feira. A banda LS JACK se apresentou em São Miguel. O show foi realizado no Parque de Exposições Rineu Gransotto. Iniciou mais cedo. Às 19h.
O que até hoje muitos lembram foi o que aconteceu após o show. Três moças conhecidas de São Miguel – uma delas casada - ficaram sozinhas com os integrantes da banda, no camarim. Rolou de ‘tudo’ e mais um pouco. Com direito a muitos tapas ardentes em várias partes do corpo, puxões de cabelo, cuspe no rosto e outras baixarias.
‘SE LIGA’
Se um amigo se afasta de você - e há várias formas de demostrar o ‘afastamento’ – é óbvio que ele não deseja mais sua amizade. Independente se tem ou não motivo.
Aceite. Jamais o procure para questioná-lo sobre a atitude dele. Ninguém é obrigado a ser amigo de alguém a vida inteira.
O PESO DO PASSADO
Geralmente, atribuímos DEMAIS importância aos eventos do PASSADO, dado que o PASSADO, antes de ACONTECER, era apenas uma das MUITAS POSSIBILIDADES.
SE BEBER FIQUE LONGE DO CELULAR
O cara chega em casa às 03h45. Cambaleado. Tomou todas e mais um pouco. Foi na madruga de sábado para domingo. Ao invés de ir dormir resolveu continuou a farra. Ele mora sozinho.
Do nada resolve enviar o link da música “Eu Tenho Uma Camiseta Escrita eu Te Amo” do muito louco Wander Wilder. A letra não é das melhores. Detalhe: escolheu a pior versão da canção. O destino era para sua ex-namorada. Mas estava tão pirado que enviou para a penúltima ex e não a última.
NAS ENTRELINHAS
Não há diferença no pecado entre o intelectual presunçoso que se considera superior ao ignorante modesto e o ignorante convencido que acredita ser melhor que o intelectual gentil.
Ambas as posturas carregam a mesma falta de humildade e compreensão.
FICA A DICA
É amplamente reconhecido que o pior cego é aquele que se recusa a ver. Por essa razão, não posso deixar de refletir sobre certas pessoas de São Miguel que não percebem situações evidentes.
Existem também aqueles que, mesmo diante de inúmeras evidências, optam por não acreditar. E não se trata de gente ingênua.
E aqui faço menção a Soren Kierkegaard. O filósofo dinamarquês, autor de 'O Conceito da Angústia' — cuja leitura recomendo — expressou de maneira magistral que existem duas formas de ser ludibriado: “Uma é acreditar no que não é verdade. A outra é recusar acreditar no que é verdade”.
DIFERENÇA
Não confunda orgulho com ‘decepção’. Nem todos detêm antídotos para cicatrizar rapidamente feridas que, tamanha foi a sacanagem, seguem e continuarão por muito tempo doloridas. E mais: rancor é uma coisa. Dignidade é outra.
DÁ VOLUME AÍ
-‘Candy’ (live) - Iggy Pop & The Pretenders.
-‘Hurricane’ (live) - Bob Dylan.
-‘Original Sin’ (live) - INXS.
-‘Seven Nation Army’ (live) - The White Stripes.
-‘Holyanna’ (live) - Toto.
-‘Forgotten Years’ (live) - Midnight Oil.
-‘Lick It Up’ (live) - Kiss.
-‘Monkey Gone To Heaven’ (live) - Pixies.
-‘Breakin All The Rules’ (live) - Peter Frampton.
-‘Why Can´t This Be Love’ (live) - Van Halen.
É BEM ASSIM
Opor-se a cada pequena mudança na revolução de costumes? Isso é "crime de ódio". Sim, porque nada diz "amor ao próximo". Isso faz desacreditar a história e os valores que nos moldaram.
No entanto, se você se atrever a questionar os fundamentos do que chamamos de tradição, prepare-se para ser aplaudido como um defensor do "multiculturalismo" e da "diversidade".
É quase como se estivéssemos vivendo em um teatro de absurdos. A lógica se perdeu em meio a aplausos ensurdecedores.
INTOLERÂNCIA RELIGIOSA
A evolução da humanidade não condiz com o pensamento retrógrado daqueles que defendem ferozmente religiões. Até matam por causa delas. Quantos ainda perderão a vida nas ditas “guerras santas” provocadas por fanáticos idiotas?
Não é necessário da religião para venerar Deus. Basta praticar seus ensinamentos. E felizes são os que conseguem.
É válido comparecer em missas. No entanto, convenhamos: de nada adianta frequentar igrejas e ter uma conduta que vão “de” e não “ao” encontro às leis de divinas.
É só pesquisar - e se aprofundar - para concluir que, ao longo da história da humanidade, inúmeros conflitos foram e são causados pela intolerância religiosa.
Também não podemos nos esquecer das perseguições e discriminações.
DUTRA – via ônibus da Hélios. A matriz da empresa é em Carazinho
Quando passo por seu endereço finjo que não lhe conheço. É que por você não nutro mais nenhum apreço. Outrora, por sua causa, para enxugar minhas lágrimas, foram necessários muito mais que um lenço. Hoje desmereço seu adereço. Quando a vejo adoeço. Por não a ter mais como companheira a Deus agradeço. Do contrário estaria pagando um elevado preço.
PARAFRASEANDO BRENNO SILVA
“Onde é que ela trabalha? É encostada ao ‘paredão’. Funcionária da calçada. Não tem carteira assinada. Nem patroa nem patrão. ‘E nem recolhe INSS’. Sua amiguinha ao lhe chamar deveria lhe explicar o que é o paredão. Deveria lhe avisar que ela teria que enfrentar a calçada e o camburão”.
E COMO DISSE O ILUSTRE (o cafajeste)
Uma pessoa que trabalha numa ‘floricultura’ tem que ser do ‘ramo’.
NOVIDADE
Desde outubro de 2000 tenho todas minhas colunas arquivadas. Por isso, a partir desta edição, teremos, alternadamente, o HÁ DEZ ANOS e o HÁ 20 ANOS.
HÁ 20 ANOS
O Baile do Médico, realizado sábado passado no Clube Comercial, a exemplo de 2003 e 2002, foi, novamente, o mais elegante da região. O presidente da Associação Catarinense de Medicina e anfitrião do evento, Dr. Antônio Pain de Oliveira, de Guaraciaba, e a esposa, Dra. Elenice, recepcionaram os convidados em um ambiente fartamente decorado.
A conceituada Banda Itamone homenageou o casal com a música ‘Memory’ – Barbra Streisand. Outro momento marcante foi quando o grupo tocou, de forma impecável, a clássica canção ‘New York, New York’ – Liza Minnelli. Durante a madrugada foi servido o tradicional coquetel com café expresso, além de trufas. As lindas recepcionistas e os garçons (paramentados com aventais verdes, personalizados com o símbolo da medicina) atenderam o público com extrema educação e dedicação. Enfim, tudo esteve perfeito.
O SOM
“Há um que leva tudo e um que leva a queda. Um que vive na dor e um que não tem vergonha. Um para contar as mentiras e um para fazer os álibis. Voltas e voltas. Onde vamos parar ninguém sabe”. Parte da letra de ‘Round and Round’ - 3 Doors Dow.
Traga a família, convide os amigos e compartilhe momentos inesquecíveis nas telonas do Cine Peperi.
SINOPSE
Transformers: O Início mostrará os autobots para uma nova aventura épica. Os maiores rivais da franquia um dia foram melhores amigos, quase irmãos, com uma grande ligação. O longa mostrará a história original do Optimus Prime e do Megatron que mudaram o destino do Cyberton para sempre.
FICHA TÉCNICA
Duração: 120 minutos
Gênero: Animação
Companhia: Paramount
Elenco: Keegan-Michael Key, Chris Hemsworth, Brian Tyree Henry
Os Fantasmas Ainda se Divertem: Beetlejuice
SINOPSE
Os Fantasmas Ainda se Divertem: Beetlejuice Beetlejuice é a sequência direta do filme Os Fantasmas se Divertem de Tim Burton, lançado em 1988. Nesta nova história, retornamos à casa em Winter River, onde três gerações da família Deetz se unem após uma tragédia familiar inesperada. Lydia Deetz (Winona Ryder) já é adulta e mãe da adolescente Astrid (Jenna Ortega), que repentinamente descobre a misteriosa maquete da cidade no sótão e abre, sem querer, o portal para a vida após a morte, mais uma vez virando a vida da família Deetz de ponta-cabeça com o ressurgimento do extravagante fantasma Beetlejuice (Michael Keaton).
FICHA TÉCNICA
Classificação: 14 anos
Duração: 104 minutos
Gênero: Comédia
Companhia: Warner Bros.
Elenco: Michael Keaton, Winona Ryder, Catherine O'Hara