Notícias

SÓ OS HONESTOS SÃO LIVRES. Este é o principal tema de Roger Brunetto em sua coluna desta semana

Além disso, entre vários assuntos, o graduado em Jornalismo e Direito aborda o que as mulheres apreciam, veracidade relativa e o avançar da idade sempre causa mudanças. E tem muito mais

SÓ OS HONESTOS SÃO LIVRES. Este é o principal tema de Roger Brunetto em sua coluna desta semana
Foto: Graduado em Jornalismo e Direito, Roger Brunetto

Essa coluna é uma produção independente e não representa a opinião do veículo de comunicação

 

SÓ OS HONESTOS SÃO LIVRES I

A honestidade, em sua essência, pode não ser o caminho mais curto para a prosperidade material. Em compensação proporciona uma liberdade inestimável.

Vivemos numa sociedade que mede o sucesso pela quantidade de bens. E para isso muitos recorrem a desonestidade. E até conseguem lograr êxito. Porém não terão a sensação de estar em paz consigo mesmo. De poder olhar nos olhos do próximo sem receios ou máscaras. Isso é um tesouro que nenhuma fortuna pode comprar.

SÓ OS HONESTOS SÃO LIVRES II

Nenhum bem, por mais precioso que seja, pode substituir a riqueza que advém de viver de forma íntegra e autêntica. As virtudes da honestidade que proporciona a liberdade plena permitem transitar pelo mundo com leveza e clareza.

Ao escolher a sinceridade cultivamos relacionamentos profundos e significativos. Além disso, nos libertamos das correntes da desonestidade e da culpa que se manifesta por meio do peso na consciência. Sem contar do temor que as falcatruas sejam desvendadas. 

E, ademais, o que realmente enriquece a alma não é o que se possui. É o que se é.

 

UM ANO SEM A MELHOR MÃE DO MUNDO

Na última terça-feira completou um ano que a melhor mãe do mundo faleceu. A dona Wilma Marchi Brunetto nos deixou no final da tarde do dia 03 de dezembro do ano passado.

Ela foi, é e sempre será a pessoa que mais amo. Foram 30 anos (1985 /2015) morando juntos. Eu e ela. Nunca me esquecerei de seus preciosos conselhos. Reconheço não ter sido um exemplo de filho.            Ao contrário dela que foi um exemplo de mãe para mim e minhas três irmãs. Além de ser uma grande avó aos seus netos. 

Na foto, um dos últimos Natal que passou com a família antes de ficar acamada. Com as filhas Mara, Rosane e Daléia, o filho Roger, os netos Diego, Thomas e João Pedro e a neta Karis.

Em tempo: Já no próximo dia 13 – dez dias depois – completa 39 anos da morte do meu pai. O grande seu Alsívio Brunetto. Deixou-nos cedo. Tinha 60 anos de idade. Apesar do pouco convívio e de ser uma criança lembro dos seus sábios ensinamentos.    

Que na próxima vida os tenha como pai e mãe novamente.

 

O AVANÇAR DA IDADE SEMPRE CAUSA MUDANÇAS

É inevitável. Quanto mais amadurecemos e evoluímos, mais sentimos necessidade de estar em paz. Preferimos estar sozinhos do que cercados de pessoas que não acrescentam nada para nossa vida.

Não nos importamos em vencer discussões. Nem provar que estamos certos. Aprendemos a não dar satisfações ou explicações a quem já decidiu não entender nossos motivos.

Passamos a fazer parte do time do ‘deixa pra lá’. Seguimos nossa caminhada. De um jeito simples e leve.  Deixando tudo que pesa para trás.

 

FÉRIAS

Já estou em contagem regressiva para meu período de férias na Cooperoeste – fabricante dos produtos lácteos Terra Viva e Amanhecer. Do dia 19 de dezembro a 07 de janeiro. Vinte dias.

Na coluna é bem provável que em duas edições, pelo menos, por causa das férias, repita comentários emitidos ao longo do ano. Talvez, nas duas edições, mantenha o Há dez anos e o Há 20 anos.

 

O QUE ELAS APRECIAM

Pesquisas confirmam que, ao contrário dos homens, as mulheres se excitam muito mais com os ouvidos do que com os olhos.

Preferem palavras ‘calientes’ a imagens eróticas. Ao pé do ouvido, gostam de sussurros, elogios e até baixarias. 

 

AOS COVARDES

Morra pobre, esquecido, enganado, injustiçado, ridicularizado, incompreendido. Mas morra como HOMEM. 

 

EM ‘OUTROS’ TERMOS; NOS ‘MESMOS’ LUGARES

Eu realmente não sei como se faz para parar esses ‘lobos solitários’. Penso que, talvez, um começo seria reparar no ‘uivo’ que eles têm em comum.  

 

É BOM SABER

O responsável pelo caimento de coisas de um apartamento é a pessoa que o ocupa. Cabe a ela indenizar eventual dano causado pelo fato. Independentemente da existência de culpa ou vontade.

Se o morador não é o proprietário do apartamento, ainda assim é o responsável pelo pagamento do prejuízo.

Se não for possível averiguar de qual apartamento ocorreu a queda, compete ao condomínio se responsabilizar pelo dano.

 

VERACIDADE RELATIVA

É fundamental, ocasionalmente, refletir sobre a distinção entre o que é considerado ‘certo’ nas contas e o que realmente se pode analisar como ‘verdadeiro’.

A lógica numérica, em sua precisão, nem sempre captura a essência da realidade. Há situações onde a exatidão matemática não se alinha com as variantes do mundo. Desta forma, pode haver múltiplas verdades. Ultrapassando fórmulas e números. Isso exige uma visão mais ampla e crítica.

É preciso, portanto, ir além das regras rígidas da matemática para entender as complexidades da vida. Muito mais além.

 

NÃO ENTENDEM NADA

Não pretendo afirmar que possuo amplo conhecimento sobre o tema. De forma alguma.

Só sei o suficiente para constatar que em termos de ciência política, inúmeras pessoas que postam sobre o assunto em redes sociais demostram suas ignorâncias.  

 

 “IDEOLOGIAS”

-Estruturalmente apartadas da realidade, as ideologias naturalmente promovem em seus seguidores um amor profundo pelas NOTÍCIAS FALSAS. 

-As ideologias têm mais compromisso com EXPOSIÇÕES ARTICULADAS que com a REALIDADE. 

 

PROGRAMA NOVOS CAMINHOS HOMENAGEIA ADOLESCENTES E PARCEIROS NO EXTREMO OESTE

Na última sexta-feira, 29, nossa região foi palco do encerramento das atividades do Programa Novos Caminhos em 2024. A cerimônia, realizada em São Miguel, homenageou 21 jovens que concluíram cursos de educação profissional, atividades complementares e projetos que os prepararam para o mercado de trabalho.

Esses estudantes, vindos de serviços de acolhimento das Comarcas de Descanso, Anchieta, Dionísio Cerqueira, Itapiranga, Mondaí, São José do Cedro, Campo Erê e Maravilha, agora estão qualificados para trilhar um caminho mais seguro rumo à independência e ao futuro.

Criado com o objetivo de transformar vidas, o Programa Novos Caminhos é uma iniciativa da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), em parceria com o Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) e a Associação Catarinense de Magistrados (AMC). O projeto atende jovens acolhidos que, ao completarem 18 anos, precisam deixar essas instituições e encarar a vida adulta de forma autônoma.

Neste ano, mais de 600 jovens em todo o Estado receberam certificação após participarem do programa.

Durante a solenidade, o vice-presidente da FIESC para o Extremo Oeste, Astor Kist, destacou a importância do envolvimento das empresas na transformação da vida dos jovens. Ele agradeceu o comprometimento das organizações. Ressaltou que ninguém consegue ser alguém na vida sem ter oportunidades, reforçando que as empresas participantes oferecem a chance de um emprego ou até mesmo a porta de entrada para o sucesso desses jovens.

O juiz Augusto Cesar Becker, diretor do Fórum de São Miguel, também falou sobre a dimensão social do programa, que mobiliza cerca de 900 profissionais em todo o Estado. Sendo 12 empresas cidadãs e 20 empresas amigas apenas na região de São Miguel. De acordo com o magistrado, o fortalecimento do programa ocorre por uma consciência coletiva de responsabilidade social. Becker enfatizou que não adianta esperar pelo outro e que todos têm uma parcela de responsabilidade no destino da sociedade. Explanou, ainda, que o que realmente transforma vidas é agir na realidade de cada um. Algo que o Programa Novos Caminhos tem realizado com sucesso.

Em agosto de 2024, o Programa Novos Caminhos completou 11 anos de atuação, consolidando-se como uma referência nacional em responsabilidade social. Desde sua criação, em 2013, o programa já proporcionou 14,7 mil matrículas em cursos de educação básica e profissionalizantes, além de oferecer 1,6 mil atendimentos psicológicos e odontológicos e gerar 1,7 mil empregos. Ao todo, mais de 7,5 mil crianças, adolescentes e jovens já passaram pela iniciativa, que tem sido uma ponte entre os acolhidos e as oportunidades de uma vida independente.

O reconhecimento do programa pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) representa um novo marco. Considerado essencial para a autonomia dos jovens acolhidos, o Novos Caminhos está em processo de expansão nacional. Até o momento, 18 Estados já assinaram convênios ou estão em tratativas para replicar o modelo catarinense, ampliando o impacto social da iniciativa em todo o país.

O sucesso do programa é resultado da articulação entre diversas instituições. Desde o Termo de Cooperação N° 175/2013, que formalizou sua criação, o Novos Caminhos tem ampliado suas parcerias, contando com o apoio de entidades como o Ministério Público de Santa Catarina, Senac/Sesc, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/SC), Associação Catarinense de Medicina (ACM), Fundação de Estudos Superiores de Administração e Gerência, Senar/SC e CIEE. Essas colaborações são fundamentais para que o programa continue a cumprir sua missão de oferecer oportunidades para que jovens em acolhimento desenvolvam competências técnicas, emocionais e sociais. Necessárias para conquistar a independência e se integrar plenamente à sociedade.

*Texto e foto:Aline Berlanda

Na foto, os representantes de parte das instituições que realizam o projeto: FIESC, AMC, TJ, MPSC e Fundação ESAG

PALAVRAS

As palavras só têm poder entre aqueles que as valorizam. É que eles são inteligentes e sabem que elas são representações de pensamentos e sentimentos reais.

Infelizmente, porém, há quem nunca tenha aprendido a utilizá-las dessa forma. Só as proferem com o objetivo de manipular e controlar os ingênuos com invencionices. 

 

 

E COMO DISSE O ILUSTRE (o cafajeste)

O cara era tão feio que quando foi comprar uma máscara para a festa de Halloween só venderam o elástico.  

 

HÁ DEZ ANOS

É grande a repercussão, no Extremo Oeste, do suicídio do prefeito licenciado de Romelândia, Elízio da Fonseca. Ele foi encontrado, por um dos filhos, num quarto da residência, enforcado.

Ele tinha 54 anos de idade e, segundo informações preliminares, há seis meses passou o cargo ao vice-prefeito, Valdecir Saul, para tratamento depressivo.

Comenta-se, nos bastidores, que Elízio da Fonseca era um homem extremamente correto. Muitos consideram estranha sua depressão e, muito mais, o suicido. Há quem diga, inclusive, que a Polícia deveria investigar o que teria levado Fonseca a tirar a própria vida. 

 

HÁ 20 ANOS

Poucos sabem que a futura primeira-dama de Florianópolis é migueloestina. A esposa do prefeito eleito, Dário Berger, Rosemeri Bartucheski, nasceu em São Miguel. Ela morou por aqui até meados dos anos 1980.

 

O SOM

“Sou o pior no que faço de melhor. E por esta ‘dádiva’ me sinto abençoado”. Parte da letra da clássica 'Smells Like Teen Spirit' – Nirvana.

 

 

Cine Peperi e confira!

Traga a família, convide os amigos e compartilhe momentos inesquecíveis  nas telonas do  Cine Peperi.

Acesse o SITE Cine Peperi e confira! 

 

 

Moana 2 

SINOPSE
Sequência da já clássica animação musical da Disney, Moana 2 acompanha o reencontro de Moana e Maui para uma nova aventura pelos mares. Passados três anos desde a última jornada marítima, um chamado de seus ancestrais leva a jovem polinésia Moana de volta para águas perigosas e distantes da Oceania com um grupo improvável de marinheiros. Com a ajuda também do semideus Maui, ela deve quebrar uma maldição terrível que um deus cruel e com sede de poder colocou sobre uma das ilhas de seu povo. Nessa grandiosa missão, Moana e sua equipe vão desbravar novos territórios e enfrentar velhos e novos inimigos, como monstros marítimos, feitiços e deuses do mal. Tudo isso em busca de reconectar sua nação e assegurar a paz dos oceanos.

FICHA TÉCNICA 

Classificação: Livre

Duração: 100 minutos

Gênero: Animação

Companhia: Walt Disney

Elenco: Auli'i Cravalho, Dwayne Johnson, Nicole Scherzinger

 

Ainda Estou Aqui

SINOPSE

Ainda Estou Aqui é uma adaptação cinematográfica do livro autobiográfico de Marcelo Rubens Paiva, que narra a emocionante trajetória de sua mãe, Eunice Paiva, durante a ditadura militar no Brasil. Ambientada em 1970, a história retrata como a vida de uma mulher comum, casada com um importante político, muda drasticamente após o desaparecimento de seu marido, capturado pelo regime militar. Forçada a abandonar sua rotina de dona de casa, Eunice (Fernanda Torres/Fernanda Montenegro) se transforma em uma ativista dos direitos humanos, lutando pela verdade sobre o paradeiro de seu marido e enfrentando as consequências brutais da repressão. O filme explora não apenas o drama pessoal de Eunice, mas também o impacto do regime militar na vida de milhares de famílias brasileiras, destacando o papel das mulheres na resistência. Com uma narrativa profunda e sensível, Ainda Estou Aqui traz à tona questões de perda, coragem e resiliência, enquanto revisita um dos períodos mais sombrios da história do Brasil. A obra é um tributo à força de Eunice Paiva, que, contra todas as adversidades, se torna uma figura central na luta pelos direitos humanos no país.


FICHA TÉCNICA

Classificação: 14 anos

Duração: 135 minutos

Gênero: Drama

Companhia: Columbia Pictures

Elenco: Fernanda Montenegro, Fernanda Torres, Selton Mello

 

----------------------
Receba GRATUITAMENTE nossas NOTÍCIAS! CLIQUE AQUI
----------------------

Envie sua sugestão de conteúdo para a redação:
Whatsapp Business PORTAL SMO NOTÍCIAS (49) 9.9979-0446 / (49) 3621-4806

Cotações

Dólar Americano/Real Brasileiro

R$ 5,70

Dólar Americano/Real Brasileiro Turismo

R$ 5,92

Dólar Canadense/Real Brasileiro

R$ 3,97

Libra Esterlina/Real Brasileiro

R$ 7,38

Peso Argentino/Real Brasileiro

R$ 0,01

Bitcoin/Real Brasileiro

R$ 471.976,00

Litecoin/Real Brasileiro

R$ 475,60

Euro/Real Brasileiro

R$ 6,18

Clima

Segunda
Máxima 28º - Mínima 19º
Céu nublado com aguaceiros e tempestades

Terça
Máxima 28º - Mínima 18º
Céu nublado com aguaceiros e tempestades

Quarta
Máxima 26º - Mínima 18º
Céu nublado com aguaceiros e tempestades

Quinta
Máxima 25º - Mínima 18º
Céu nublado com aguaceiros e tempestades

Sexta
Máxima 24º - Mínima 13º
Céu nublado com chuva fraca

Sobre os cookies: usamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.