Essa coluna é uma produção independente e não representa a opinião do veículo de comunicação
PERSONALIDADES E JULGAMENTOS I
Não existem personalidades iguais. Pode haver incontáveis semelhanças, mas idênticas não. As pessoas populares sempre são admiradas. Todo mundo gosta.
Agraciadas pelo dom da simpatia, têm inúmeras amizades – ao contrário dos não simpáticos. Há, ainda, os reservados – que julgo ser uma qualidade – que, erroneamente, geralmente são rotulados de presunçosos.
PERSONALIDADES E JULGAMENTOS II
A questão é que a grande maioria tem aversão aos tidos por orgulhosos. Julgam que são arrogantes e de índoles má. Em alguns casos pode até ter sentido. Mas, tenham certeza que tem muita gente de ‘pouco sorriso’ mais benevolente e de melhor caráter do que vários simpáticos que, inclusive, talvez não são pessoas agradáveis, mas, sim, falsas. Isso sim é defeito. E um dos piores.
PÉS NO CHÃO
Temos que ter cuidado com o ‘vão’. Que é a distância entre a vida que você sonha e a vida como ela é.
Em países, especialmente os de idioma inglês, nas estações de metrô, está escrito no chão ou os alto-falantes avisam: ‘Mind the gap’. Significa: cuidado com o vão.
Não caia. Não dê passo em falso. Fique atrás da linha amarela. Não avance. Não arrisque cair nos trilhos. ‘Mind the gap’, ‘Mind the gap’, ‘Mind the gap’, pois a queda é dolorosa. Mantenha-se com os pés firmes com a vida que você tem.
Claro que a vida sonhada é determinante para a busca da felicidade. Claro que é essa vida do ‘lado de lá’ que nos mantêm despertos. Claro que o sonho é mais inspirador do que a realidade. Porém, cuidado com o ‘vão’. É onde a gente se machuca.
ALGUNS DEVERIAM LER DUAS VEZES
Não julgar o outro é uma arte. Quando se conhece a verdade é um ato desagradável. Quando “não se sabe” é repugnante.
Já quando se julga, sendo o caso uma mentira, comprovada mais de uma vez, e ainda se trata com preconceito, é um pecado.
A VERDADE QUE OCULTAMOS
“A mentira é apenas uma verdade descoberta e renunciada”. A citação de Jean-Paul Sartre nos desafia a confrontar nossas realidades. Em obras literárias como ‘A Náusea’ e ‘O Ser e o Nada’, o filósofo francês do século XX, explora a angústia da existência e a liberdade de escolha.
Cada mentira que contamos é uma verdade que escolhemos ignorar. Um eco de nossas inseguranças.
A autenticidade é, portanto, a chave para abrir a porta e entrar no lar do nosso íntimo e desvendar o que realmente somos. Que não tenhamos medo para enfrentar nossas verdades que omitimos.
PARA ELAS E SERVE TAMBÉM PARA ELES
O Verão está chegando. Aproveitem seus shortinhos curtos. Só não esqueçam que há três fases na vida humana para quem só valoriza a aparência. Aquela onde nos mostram. Aquela onde nós mostramos. E aquela onde ninguém mais quer nos ver.
Recomendo que equilibrem a vaidade com a autoestima. Coisas bem diferentes. Nesse caso, a vida oferecerá outro tipo de evolução para que possamos manter um relacionamento social, sadio e ativo.
A única coisa positiva que aumenta com o passar do tempo é a experiência. No entanto, somente pessoas inteligentes que vão aprendendo com a vida podem aproveitar.
A CULPA É DA SOCIEDADE
Sobre a violência dos dias atuais, acredito que o real problema está em mais nos atentar para os efeitos do que para as causas.
O Direito Penal não ensina e nem esse é seu papel. Quem tem a função de ensinar é a família e a escola. A culpa não é do Judiciário, mas da sociedade que é mais preocupada em ter do que em ser e em valorar mais os bens do que as pessoas.
E, enquanto não enxergarmos com ‘olhos de ver’, ficará a Polícia e o Judiciário num processo tal qual ‘o trabalho de Sísifo’ (longo, repetitivo e exaustivo, porém fadado ao fracasso).
TRISTE REALIDADE
A decadência de nossa sociedade moderna tornou-se tão profunda que o mal não precisa mais se esconder.
PENSE NISSO
É mais fácil enxergar o que está por vir do que entender o que já aconteceu. Exemplo: quando um cubo de gelo cai e fica ali, é claro que, se não for retirado, derreterá e vai deixar um rastro de água. Já uma mancha no chão é difícil dizer a sua origem.
Às vezes, as respostas mais simples estão ao nosso redor. No entanto, as origens dos problemas são um verdadeiro quebra-cabeça. ‘Portanto, cuidado para não confundir o óbvio com o oculto’.
ACREDITE NO VERDADEIRO MILAGRE
O povo brasileiro que acredita tanto em MAGIA ignora o único MILAGRE que existe nesta terra: a magia do livre mercado de criar prosperidade.
É BOM SABER
As despesas condominiais e o IPTU são consideradas obrigações ‘propter rem’ (por causa da coisa) – ou seja, são débitos que acompanham a economia que as originou e não o seu proprietário.
Desse modo, se alguém adquire um imóvel com condomínio e/ou IPTU em atraso, passa a ser o devedor, não importando que a dívida tenha sido criada quando o proprietário era outro.
AUMENTA O SOM
-‘Candy’ (live) - Iggy Pop & The Pretenders.
-‘Hurricane’ (live) - Bob Dylan.
-‘Original Sin’ (live) - INXS.
-‘Seven Nation Army’ (live) - The White Stripes.
-‘Holyanna’ (live) - Toto.
-‘Forgotten Years’ (live) - Midnight Oil.
-‘Lick It Up’ (live) - Kiss.
-‘Who Made Who’ - ACDC
-‘Monkey Gone To Heaven’ (live) - Pixies.
-‘Panic’ – The Smiths.
-‘Breakin All The Rules’ (live) - Peter Frampton.
-‘Why Can´t This Be Love’ (live) - Van Halen.
-‘Somebody to Love’ – Ramones
É POR AÍ
Um homem de virtude é não-agressivo, controlado, superior, alegre, irônico, de mente aberta e benevolente.
SALAFRÁRIOS
Impressiona a maldade de algumas pessoas. Refiro-me a essa gente inescrupulosa que ludibria aposentados. Aproveitam a inocência de idosos que conseguiram, a duras penas, se aposentar para lográ-los.
PRODUÇÃO EFICIENTE
O foco da produção econômica é otimizar o trabalho. O ideal é ganhar mais realizando menos.
Em resumo: busca-se aumentar a qualidade e a quantidade, reduzindo os custos.
PARAFRASEANDO GENIVAL LACERDA
Antigamente Severina, coitadinha, era muito pobrezinha. Ninguém quis lhe namorar. Mas hoje só por que tem uma boutique,
pensando em lhe dar trambique, Pedro Caroço, filho de Zeca Gamela, passa o dia na esquina fazendo aceno pra ela. Ele tá de olho é na ‘boutique’ dela!
FÉRIAS, FELIZ NATAL E UM SUPER 2025
Nesta semana começou meu período de férias na Cooperoeste – fabricante dos produtos lácteos Terra Viva e Amanhecer. Está entre as três maiores indústrias de grande porte e que mais arrecadam impostos na região.
Aproveitarei para dar um tempo na coluna nos mesmos dias. Mas elas continuarão sendo publicadas. Vão ser duas ou três edições que vou republicar alguns comentários que fiz durante o ano. Talvez manterei, atualizados, os tópicos HÁ DEZ ANOS e HÁ 20 ANOS.
Quanto a 2024 tenho a dizer que, para mim, superou as expectativas. Foi super. Só tenho a agradecer.
Aproveito para desejar a todos um Feliz Natal e um exitoso 2025.
E COMO DISSE O ILUSTRE (o cafajeste)
Muita gente reclamando do calor; pouca gente curtindo um banho.
HÁ DEZ ANOS
Ainda repercute a ação do Corpo de Bombeiros, de São Miguel, que resgatou uma criança, sexta-feira à tarde, no bairro Salete, devido à forte chuva que causou estragos em vários pontos da cidade.
A enxurrada estourou uma das paredes do porão da casa onde estava a criança que, se não fosse a ação rápida e eficiente dos bombeiros, teria morrido afogada.
Os bombeiros – a exemplo de outros profissionais – são heróis. Vários morreram no exercício da profissão. Lamentável que não têm o devido reconhecimento (salarial, além do efetivo reduzido e de condições mais adequadas) por parte dos governantes e de muitas pessoas que só se lembram deles na hora que estão em apuros.
HÁ 20 ANOS
A Unoesc, campus de São Miguel, teve um de seus projetos aprovados em edital lançado pelo Ministério da Justiça (Fundo dos Direitos Difuso) intitulado ‘Proteção de nascentes e recuperação da vegetação florestal com alternativas de agregação de renda à agricultura familiar sustentável no município de Bandeirante’.
De 373 projetos inscritos em todo o país, apenas 25 foram aprovados. O projeto foi elaborado por uma equipe de professores, coordenados por Cristina Guadagnin, futura coordenadora do curso de Agronomia.
O SOM
“Sua mente não está à venda para nenhum deus ou governo. Sempre esperançoso, ainda que descontente, ele sabe que mudanças não são permanentes, mas que mudar é”. Parte da letra de ‘Tom Sawye’ – Rush.
Traga a família, convide os amigos e compartilhe momentos inesquecíveis nas telonas do Cine Peperi.
Acesse o SITE Cine Peperi e confira!
SINOPSE
Sequência da já clássica animação musical da Disney, Moana 2 acompanha o reencontro de Moana e Maui para uma nova aventura pelos mares. Passados três anos desde a última jornada marítima, um chamado de seus ancestrais leva a jovem polinésia Moana de volta para águas perigosas e distantes da Oceania com um grupo improvável de marinheiros. Com a ajuda também do semideus Maui, ela deve quebrar uma maldição terrível que um deus cruel e com sede de poder colocou sobre uma das ilhas de seu povo. Nessa grandiosa missão, Moana e sua equipe vão desbravar novos territórios e enfrentar velhos e novos inimigos, como monstros marítimos, feitiços e deuses do mal. Tudo isso em busca de reconectar sua nação e assegurar a paz dos oceanos.
FICHA TÉCNICA
Classificação: Livre
Duração: 100 minutos
Gênero: Animação
Companhia: Walt Disney
Elenco: Auli'i Cravalho, Dwayne Johnson, Nicole Scherzinger
SINOPSE
Prólogo do live action de Rei Leão, produzido pela Disney e dirigido por Barry Jenkins, o longa contará a história de Mufasa e Scar antes de Simba. A trama tem a ajuda de Rafiki, Timão e Pumba, que juntos contam a lenda de Mufasa à jovem filhote de leão Kiara, filha de Simba e Nala. Narrado através de flashbacks, a história apresenta Mufasa como um filhote órfão, perdido e sozinho até que ele conhece um simpático leão chamado Taka – o herdeiro de uma linhagem real. O encontro ao acaso dá início a uma grande jornada de um grupo extraordinário de deslocados em busca de seu destino, além de revelar a ascensão de um dos maiores reis das Terras do Orgulho.
FICHA TÉCNICA
Classificação: Livre
Duração: 124 minutos
Gênero: Animação
Companhia: Walt Disney
Elenco: Aaron Pierre, Kelvin Harrison Jr., Seth Rogen