Essa coluna é uma produção independente e não representa a opinião do veículo de comunicação
MULHER PERFEITA I
A beleza e o corpo delineado não é o essencial. Tem que ser estudada, bem informada, esclarecida, inteligente, culta e adepta aos bons-costumes.
Também possuir bom vocabulário. Na profissão que exerce ser exímia e, principalmente, independente.
Jamais prestar ‘favores’ desprezíveis para receber algo, seja o que for, em troca, independentemente do prejuízo que a digna atitude lhe causar. Personalidade e compostura não têm preço.
MULHER PERFEITA II
Saber se vestir, porém com discrição. Caprichar na fragrância do perfume. A exemplo da delicadeza, a sensatez e polidez são fundamentais. Ter gosto musical aprimorado. Abominar todo tipo de drogas ilícitas e lícitas.
Praticar à caridade material e espiritual. Zelar pelos animais desamparados. Demostrar simpatia só para pessoas idôneas. Aos desonestos e de posturas inadequadas, manter distância. Não dar moral a fanfarrões.
Pode ter inúmeras amizades, no entanto manter fortes vínculos apenas com as corretas - sejam pobres ou ricas. Ficar distante de gente vulgar.
FALÁCIA
Mas que mania idiota de muitos pobres – de dinheiro e inteligência – têm de falar mal dos ricos. E saber que alguns têm o que comer, vestir e outras coisas graças as ações de muitos que desfrutam de uma condição financeira confortável.
Para certos “carentes”, que vivem na miséria financeira e intelectual, todos ricos só o são por que cometeram falcatruas. Alguns, realmente, praticaram ilicitudes. Mas inúmeros outros conquistaram o que têm graças ao estudo e árduo trabalho que, salienta-se, alguns ‘paupérrimos’ querem distância.
E outra: pobres também comentem ações erradas. Algumas, considerando a circunstância, mais graves que abastados desonestos. E aqui cito Millor Fernandes: “A pobreza não é, necessariamente, vergonhosa, pois há muito pobre sem vergonha”.
DEMOCRACIA
Democracia é o regime de governo em que os que mais falam em democracia são os que mais contestam quando as regras estabelecidas escolhem o “outro lado”.
GRANDE OLAVO DE CARVALHO
“A coisa mais difícil e mais decisiva nesta vida é você tornar o seu diálogo consigo mesmo uma narrativa lúcida e sincera, em vez de uma disputa permanente entre acusação e defesa. Sair do teatro e entrar na vida”.
NECESSITADOS
Desde quando a mendicância pode ser considerada um ‘trabalho honesto’?
Nada tenho contra necessitados. Mas, no caso de vagabundos que estão na situação por desejarem não fazer esforço, não trabalhar mesmo havendo oportunidade de emprego, a atividade é apenas - e tão somente - um ABUSO da boa vontade ou da credulidade do doador.
COROLÁRIO
Um bandido nunca é ‘do bem’. A tese de "estupra, mas não mata" é uma falácia. Não se enganem sobre isso.
Para uma sociedade mais justa, tem que negar o status de vítima - tanto para uma vítima incidental (um evento não define uma existência) quanto a um perpetrador (uma escolha tem que ter sua responsabilização).
POUCO SE APURA; MUITO SE MISTURA
-'De-latores'.
-'De-aluminadores'.
-'De-folhadeflandreadores'.
-'De-gringo-landos'.
-'De-madeira' (a cara).
-'De-scrédito'.
VERDADES
-Quem fala tudo que pensa não pensa muito bem.
-Clarice Lispector não é o gênio que pintam.
-Mulher precisa de carinho, amor e freio.
-Democracia é um casamento fracassado que você termina por medo.
-Fernando Pessoa era ‘piroquinha’ das ideias.
NA RIMA, MAS NA REAL
Eu vou ao salão da Zi Balão. Só para fazer as unhas e apreciar a beleza da manicura que, como diriam em tempos idos, é um avião. E quando ela conversa comigo sempre menciona o Adão. Ele é o marido dela e é um baita fanfarrão. Mas, afirma ela, tem um bom coração. Mesmo batendo nela de cinturão.
Também é um beberrão. Exagera na comida e, por isso, tem um barrigão. Às vezes chega em casa todo quebrado devido a mais uma confusão. Gosta de aprontar e até já dormiu na prisão. É velhaco e nos empregos que passou sempre foi demitido por não desempenhar bem a função.
Consegue dinheiro com a mulher e com a mãe que recebe uma pensão. Também é chegado numa traição. Mesmo assim a manicura o ama de paixão.
Evidente que o caso é fictício, mas é claro que isso acontece. E muito. Em todas as classes sociais.
AUMENTA O SOM
-‘Take Me Out’ - Franz Ferdinand
-‘You're Gonna Go Far, Kid’ - Offspring
-‘All My Life’ - Foo Fighters
-'Seven Nation Army' - The White Stripes
-‘Smells Like Teen Spirit’ - Nirvana
-‘Californication’ - Red Hot Chili Peppers
-‘Psycho Killer’ - Talking Heads
-‘Blue Sky Mine’ - Midnight Oil
LIXO
Não é pior que o funk que, enfatiza-se, é o inferno transvestido em música. Música é força de expressão. O funk é sinônimo de lixo. Confunde-se com nojeira. Se voasse seria uma ave de rapina.
Mas algumas ´coisas´ - me recuso a denominá-las de músicas – também se superam no brega, no besteirol e no conteúdo inexistente.
Propositalmente - tenho um lado masoquista - ouvi uma dessas porcarias que tocou muito. É a tal de ´Da Da Da beijinho nas meninas´, de um tal de Gleydson Rodrigues. A irritação foi instantânea.
Se fossemos um país sério, mesmo que minúsculo na questão “CURTURAR”, a execução dessas nojeiras teria que ser banida das rádios, tvs, shows, enfim mesmo que só estivesse o músico – esses tipos não são cantores – sozinho, tocado para ele mesmo.
A gravação dessas músicas, ou melhor, imundices, deveria ser proibida. POR LEI.
FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS
Existe uma verdade desagradável que está na raiz dos problemas de produção de alguns funcionários públicos. Isso nunca acabará. Eu diria que faz parte da essência da função.
Mas é claro que não estou me referindo sobre a aquela parcela do funcionalismo que, neste exato momento, lê estas linhas e sente considerável aumento no pulsar cardíaco, franzindo a testa em crescente desaprovação. Claro que não.
Essas pessoas são o contraponto da frase: “Quando o patrão está longe, o empregado trabalha menos”.
PARAFRASEANDO ROLANDO BOLDRIN
“É que a viola fala alto no meu peito humano. E toda moda é um remédio pros meus desenganos. É que a viola fala alto no meu peito humano. E toda magoa é um mistério fora desse plano”.
E COMO DISSE O ILUSTRE (o cafajeste)
Mais cansado que o pente da Maria Bethânia.
HÁ DEZ ANOS
O projeto já foi elaborado e, em breve, inicia a edificação do centro de eventos da Latitude Eventos. A obra fica no Bairro São Gotardo, próximo à antiga subestação da Celesc, no acesso à Linha 7 de Setembro.
Para se ter ideia da envergadura do empreendimento, o salão, que será totalmente adaptado para shows, terá capacidade para 2.500 pessoas. E mais: estacionamento para 450 carros, gerador de energia elétrica próprio e muito mais, além da ótima vista panorâmica - está localizado num dos locais mais altos do município.
O objetivo é proporcionar à população de São Miguel e região mais um lugar para a realização de formaturas, festas de casamentos e aniversários, além de confraternizações, shows, entre outros eventos.
HÁ 20 ANOS
Antes era para a primeira segunda-feira do ano. Não deu. Agora tudo foi transferido para depois do Carnaval. Na verdade, cada início de ano é a mesma ladainha: atingir a perfeição. Como se isso fosse possível.
A perfeição é uma quimera. Aliás, Fernando Pessoa foi extremamente feliz ao escrever “que adoramos a perfeição por que não a podemos ter. Repugnaríamos se a tivéssemos. O perfeito é desumano, pois o humano é imperfeito”.
O SOM
“As esperanças dependem de um mundo sem fim. Não importa o que os descrentes possam dizer”. Parte da letra de ‘Manhattan Project’ - Rush.
Traga a família, convide os amigos e compartilhe momentos inesquecíveis nas telonas do Cine Peperi.
Acesse o SITE Cine Peperi e confira!
O Auto da Compadecida 2
SINOPSE
Chicó e João Grilo estão de volta para uma nova aventura repleta de confusões e malandragens em O Auto da Compadecida 2. Após 20 anos desaparecido, João Grilo retorna para a cidade de Taperoá e reencontra com seu fiel escudeiro Chicó, que carrega adiante a história de que Nossa Senhora operou um milagre e ressuscitou o amigo. João Grilo, então, agora é considerado uma espécie de santo e seu status de celebridade chama a atenção especial dos dois políticos mais poderosos da região, querendo utilizá-lo como cabo eleitoral. Vendo toda essa comoção como uma oportunidade para finalmente enriquecer, João Grilo organiza um de seus famosos trambiques. Pena que nada sai como o planejado e o passado retorna e se repete para o sertanejo.
FICHA TÉCNICA
Classificação: 12 anos
Duração: 116 minutos
Gênero: Comédia
Companhia: H2O Films
Elenco: Matheus Nachtergaele, Selton Mello, Luis Miranda
Sonic 3 - O FIlme
SINOPSE
Sonic 3 - O Filme é o próximo filme de comédia, ação e aventura baseado na popular série de videogames da Sega. Dando continuidade aos eventos de Sonic - O Filme e Sonic 2 - O Filme, a história segue o ouriço velocista Sonic (Ben Schwartz), o guerreiro equidna Knuckles (Idris Elba) e a raposa voadora Tails (Colleen O'Shaughnessey), que agora formam uma aliança para proteger a poderosa Esmeralda Mestra. Contudo, uma nova ameaça surge quando os militares da G.U.N., uma força especial secreta, descobrem que o corpo do Dr. Eggman (Jim Carrey) desapareceu do local onde ocorreu a batalha final, levando a uma nova perseguição cheia de perigos, reviravoltas e ação alucinante. À medida que enfrentam esse novo inimigo, o trio de heróis precisará se unir mais do que nunca para impedir que uma catástrofe ainda maior aconteça. Eles também devem confrontar segredos do passado de Sonic e de Eggman, que podem mudar o destino do mundo.
FICHA TÉCNICA
Classificação: Livre
Duração: 109 minutos
Gênero: Animação
Companhia: Paramount
Elenco: Ben Schwartz, Idris Elba, Colleen O'Shaughnessey
Mufasa: O Rei Leão
SINOPSE
Prólogo do live action de Rei Leão, produzido pela Disney e dirigido por Barry Jenkins, o longa contará a história de Mufasa e Scar antes de Simba. A trama tem a ajuda de Rafiki, Timão e Pumba, que juntos contam a lenda de Mufasa à jovem filhote de leão Kiara, filha de Simba e Nala. Narrado através de flashbacks, a história apresenta Mufasa como um filhote órfão, perdido e sozinho até que ele conhece um simpático leão chamado Taka – o herdeiro de uma linhagem real. O encontro ao acaso dá início a uma grande jornada de um grupo extraordinário de deslocados em busca de seu destino, além de revelar a ascensão de um dos maiores reis das Terras do Orgulho.
FICHA TÉCNICA
Classificação: Livre
Duração: 124 minutos
Gênero: Animação
Companhia: Walt Disney
Elenco: Aaron Pierre, Kelvin Harrison Jr., Seth Rogen