Essa coluna é uma produção independente e não representa a opinião do veículo de comunicação
O PODER DA LITERATURA I
Alguns jovens nem sabem o que é um livro. Aliás, percebo que a grande maioria deles têm aversão à leitura. Triste constatação.
Felizes os adeptos da literatura. Mas tem que ser de renomados escritores. Paulo Coelho e afins não leio. Entendo, também, que livros de autoajuda, ajudam. “Ajudam os autores a ganhar dinheiro fácil”.
Obras literárias aprimoradas proporcionam conhecimentos de dimensões imensuráveis.
O PODER DA LITERATURA II
Um bom livro, rico em detalhes, tendo a narrativa ocorrida em um determinado país, escrito por um autor gabaritado, absolvido com profunda concentração, como deve ser, faz com que o leitor saiba mais sobre as particularidades da referida nação do que quem já a visitou.
Além disso, colabora para aperfeiçoar o vocabulário e a escrita. Fortalece as ideias e a criatividade.
Uma magnificente obra literária vai muito além do que foi descrito em suas páginas. Mesmo que não percebamos é um poderoso fortificante para nosso pensamento fluir.
E POR FALAR EM LITERATURA
Toda vez que surge aquele papo de vira lata sobre países que leem mais do que o Brasil, eu penso: Tudo bem. Mas lê o que? Autoajuda, escoteirismo, biografia de subcelebridade, teoria de conspiração, livro de mulher entediada com o casamento ou LIVRO MESMO?
É que se for para ler esses títulos - que sempre estão nos Top 10 do New York Times - é melhor a pessoa assistir novela e BBB.
FEREM OS TÍMPANOS
Clichês não são coisas ruins. Mas, em determinados casos, ditos frequentemente pelas mesmas pessoas, são capazes de matar um ser humano. O ser humano que está OUVINDO.
EXCEDEM OS LIMITES
Há pessoas que exageram. E muito. Até pecados cometem. E na falta de algo para cometer o excessivo ficam perdidas. Zonzas. Ansiosas.
E precioso tempo perdem na procura de alguma coisa para exorbitar.
Além de nada ganharem com a ação, o reiterado ato faz com que se tornem desacreditadas. Mesmo proferindo verdades. Só que de forma totalmente desproporcional a realidade.
SILÊNCIO
“O silêncio está tão repleto de sabedoria e de espírito em potência como o mármore não talhado é rico em escultura”. Aldous Huxley.
A propósito: além do clássico ‘Admirável Mundo Novo’, recomendo mais duas obras literárias do escritor inglês: ‘As Portas da Percepção’ e ‘O Macaco e a Essência’.
VERDADES
-Relacionamentos que têm tudo para dar certo geralmente dão errado.
-Quando uma mulher ‘pede um tempo’, na verdade ela está sendo elegante para não dizer que não quer mais nada com o cara. E vice-versa.
-Homem que, reiteradamente, fala mal da ex é por que ainda gosta dela. O mesmo vale para elas.
-Homens são mais fofoqueiros, gabolas e exagerados em relação a comentários do que fizeram com uma mulher enquanto ficaram juntos. Mesmo que uma única vez.
-Ninfomaníacas não transam com todos, mas, sim, com quem sentem enorme atração. Isso explica a razão de irem para a cama com um pé-de-chinelo e desprezar um homem bem apresentável.
NAZISMO
Se você pensa que o nazismo foi o pior que o ser humano já produziu em termos de ideologia e comportamento, aguarde para ver o que será servido justamente por aqueles que hoje acreditam estar combatendo o nazismo.
A maldita ilusão de superioridade moral associada ao voluntarismo em criar o ‘mundo melhor’ é a fórmula preferida do diabo para arrastar multidões.
DADO O RECADO
Se tem disposição para latir, tem que ter disposição em dobro para atacar. Caso contrário, continue na coleira.
CADA UM NO SEU QUADRADO
Quando ouço opiniões de cantores sobre política, tenho vontade de responder para a criatura: “Meu filho: concentre-se em manter sua fender afinada, capriche nos solos e cante bonitinho. Depois que acabar o show mantenha a boquinha bem fechada, por favor”.
EDUCAÇÃO
Como é bacana observar pessoas educadas, mesmo em situações que teriam motivos para agirem de forma grosseira.
Por outro lado, é desagradável presenciar cenas deselegantes. Muitas vezes geradas por banalidades.
Bem verdade, diga-se, que a má educação, em alguns casos, já está impregnada em determinadas pessoas.
É claro que há situações em que a razão não consegue impedir que a emoção entre em ação. Mas muitos exageram.
Aliás, não lembro aonde li nem o autor, porém não me esqueço da frase: “Todos têm o direito de serem estúpidos. Alguns apenas abusam desse ‘privilégio’”. E como!
SE SEGUIR ASSIM
Enquanto os partidos não se libertarem dos caciques retrógrados, cujo ego limita o aparecimento de novos líderes, não avançaremos. Aliás, isso vale para países, Estados e municípios.
O culto a pessoas cega a razão e o coletivo deixa de ter importância.
FICA A DICA
Fingir é jogar fora precioso tempo de vida.
DICA
Antes de olhar para outra mulher, pense em quantos homens olham para a sua.
MEXERICOS
Pessoas mexeriqueiras são desprezíveis. Mas como em tudo tem o seu lado bom, o legal da fofoca é que às vezes você descobre coisas sobre você que nem você sabia.
RIDÍCULO
Considero primário quando advogados exageram nos comentários de magistrados, procuradores, doutores e outros expoentes do Direito, demostrando subserviência desnecessária e adulação do tipo: “mestre”, “meu mestre”, “mestres dos mestres”, “mestre, o senhor é o máximo” e por aí vai.
É feio para um advogado. E ‘aquele que gosta de ser adulado é digno do adulador’.
RISQUE OUTRO FÓSFORO
A persistência faz parte da turma das qualidades. E, muitas vezes, se destaca entre as virtudes.
É que é a responsável pelo fôlego extra de muita gente que alcançou o sucesso. E ninguém chega ao pódio sem persistir.
Mas tudo tem limite. Insistir em determinada situação que, a cada tentativa, menos prospera é transformar o sonho em pesadelo.
TRISTE REALIDADE
Certa parte da população é tão pobre que grita mais forte a favor de um gol do que contra às próprias injustiças.
MATUTANDO
Será que o pensamento positivo é bom e o negativo é mau? Entendo que depende das circunstâncias.
O pensamento negativo será bom quando trocarmos a desgraça pelo êxito em nosso pensar.
O pensamento positivo será ruim quando ultrapassamos a possibilidade de sucesso e nos frustramos.
No entanto, como lidar com os dois pensamentos para melhorar nosso estado de ânimo e o nosso relacionamento com as pessoas? Eis o dilema!
DAS MINHAS LEITURAS DE JÚLIO RAMOS DA CRUZ NETO
Em uma justiça perfeita a melhor defesa para um inocente é o juiz. E para o culpado o promotor.
UNIÃO
A união produz mais evolução e prosperidade do que a divisão. Óbvio. Divergências ideológicas são aceitáveis. E até contribuem para o desenvolvimento de qualquer nação.
Mas que as discordâncias de ideologias não ultrapassem os limiteis da razoabilidade.
FILOSOFANDO
Existe liberdade? Qual que queremos? Ou gostamos de ser manipulados?
É possível criar uma sociedade livre? Não sem antes acabar com alguns conceitos medievais da sociedade.
Na minha concepção, a liberdade é o direito absoluto de todo homem ou mulher de só procurar a própria consciência e na própria razão as sanções para seus atos.
De determiná-los apenas por sua própria vontade. E de, como consequência, serem responsáveis primeiro perante a si mesmos. Depois, diante à sociedade da qual está inserida, com a condição de que consistam livremente dela fazerem parte.
E COMO DISSE O ILUSTRE (o cafajeste)
Está vivo? Então cuide de sua vida.
HÁ DEZ ANOS
Penso. Reflito mais um pouco. Olho aos lados e, com raríssimas exceções – telejornais e programas inteligentes de entrevistas –, não compreendo como alguém pode assistir as porcarias exibidas nas televisões (canal aberto).
Pensando bem, cada povo tem a “TV” que merece.
HÁ 20 ANOS
Quando quero sorrir, esteja em qualquer lugar, lembro-me dos trouxas. São extorquidos e, por ignorância, mas muito mais por medo, deixam a ‘coisa rolar’. E minha barriga dói quando recordo que ainda lambem as botas de quem os ludibriou.
Em tempo: Também, quando desejo gargalhar, penso na política/partidária.
O SOM
Sua mente te enganou para sentir o sofrimento. Então aqui está outra chance. Você encara o novo dia. Seu sonho terminou ou ele apenas começou? Parte da letra 'Silent Lucidity' - Queensryche.
Traga a família, convide os amigos e compartilhe momentos inesquecíveis nas telonas do Cine Peperi.
Acesse o SITE Cine Peperi e confira!
O Auto da Compadecida 2
SINOPSE
Chicó e João Grilo estão de volta para uma nova aventura repleta de confusões e malandragens em O Auto da Compadecida 2. Após 20 anos desaparecido, João Grilo retorna para a cidade de Taperoá e reencontra com seu fiel escudeiro Chicó, que carrega adiante a história de que Nossa Senhora operou um milagre e ressuscitou o amigo. João Grilo, então, agora é considerado uma espécie de santo e seu status de celebridade chama a atenção especial dos dois políticos mais poderosos da região, querendo utilizá-lo como cabo eleitoral. Vendo toda essa comoção como uma oportunidade para finalmente enriquecer, João Grilo organiza um de seus famosos trambiques. Pena que nada sai como o planejado e o passado retorna e se repete para o sertanejo.
FICHA TÉCNICA 
Classificação: 12 anos
Duração: 116 minutos
Gênero: Comédia
Companhia: H2O Films
Elenco: Matheus Nachtergaele, Selton Mello, Luis Miranda
Sonic 3 - O FIlme
SINOPSE
Sonic 3 - O Filme é o próximo filme de comédia, ação e aventura baseado na popular série de videogames da Sega. Dando continuidade aos eventos de Sonic - O Filme e Sonic 2 - O Filme, a história segue o ouriço velocista Sonic (Ben Schwartz), o guerreiro equidna Knuckles (Idris Elba) e a raposa voadora Tails (Colleen O'Shaughnessey), que agora formam uma aliança para proteger a poderosa Esmeralda Mestra. Contudo, uma nova ameaça surge quando os militares da G.U.N., uma força especial secreta, descobrem que o corpo do Dr. Eggman (Jim Carrey) desapareceu do local onde ocorreu a batalha final, levando a uma nova perseguição cheia de perigos, reviravoltas e ação alucinante. À medida que enfrentam esse novo inimigo, o trio de heróis precisará se unir mais do que nunca para impedir que uma catástrofe ainda maior aconteça. Eles também devem confrontar segredos do passado de Sonic e de Eggman, que podem mudar o destino do mundo.
FICHA TÉCNICA
Classificação: Livre
Duração: 109 minutos
Gênero: Animação
Companhia: Paramount
Elenco: Ben Schwartz, Idris Elba, Colleen O'Shaughnessey
Mufasa: O Rei Leão
SINOPSE
Prólogo do live action de Rei Leão, produzido pela Disney e dirigido por Barry Jenkins, o longa contará a história de Mufasa e Scar antes de Simba. A trama tem a ajuda de Rafiki, Timão e Pumba, que juntos contam a lenda de Mufasa à jovem filhote de leão Kiara, filha de Simba e Nala. Narrado através de flashbacks, a história apresenta Mufasa como um filhote órfão, perdido e sozinho até que ele conhece um simpático leão chamado Taka – o herdeiro de uma linhagem real. O encontro ao acaso dá início a uma grande jornada de um grupo extraordinário de deslocados em busca de seu destino, além de revelar a ascensão de um dos maiores reis das Terras do Orgulho.
FICHA TÉCNICA
Classificação: Livre
Duração: 124 minutos
Gênero: Animação
Companhia: Walt Disney
Elenco: Aaron Pierre, Kelvin Harrison Jr., Seth Rogen