Essa coluna é uma produção independente e não representa a opinião do veículo de comunicação
MÚSICAS E CASAMENTOS
A música '1979' – Smaching Pumpkins nem tinha terminado e eu já estava pedindo para que o garçom a colocasse novamente. “Mas é a quinta vez”, reclamou o jovem vestido caracteristicamente de calça preta e camisa branca.
Na verdade, isso já estava virando rotina. Toda noite, por volta das 19h, eu e o seu Favari nos encontrávamos no bar do hotel. Foi em maio de 1996, lá pelos meus 23 anos de idade, em Chapecó, quando era repórter jornalístico da RBS TV. E sempre era o mesmo ritual: eu levava o CD e pedia para o garçom colocar o meu som preferido na época. Naquele horário só eu e o Fava, um advogado aposentado bem-sucedido, frequentávamos o local. Devia ser por isso que quase sempre era atendido. Pelo menos até às 20h30 quando o movimento efetivamente começava.
Certa vez o advogado de outrora me disse para não me entusiasmar com aquela canção americana como a definia. Afirmava - como de fato ocorreu - que eu iria enjoar. Retruquei. Afirmei que jamais deixaria de curtir aquela música. Favari, então, com a sabedoria que só os acima dos 50 anos detém, sorriu e falou: “Engana-se meu jovem repórter”.
O senhor de cabelos grisalhos comparou minha voracidade em ouvir repetidamente aquela canção com o casamento. Antes que abrisse minha boca, disse-me: “No começo é bom. Não muito tempo depois vem a rotina e, com ela, o cansaço e a apatia”.
Fingi não entender. Ele, então, explicou-me que o casamento não difere muito de uma canção de sucesso que, no começo, é executada várias vezes ao dia, porém, com o passar do tempo, sequer é selecionada na programação da madrugada - quando são poucos os ouvintes. “O tempo, quase sempre, transforma o entusiasmo em tédio”, filosofou o divorciado de três mulheres.
Então, indaguei: “E o que dizer daqueles grandes sucessos que depois de muito tempo reaparecem e sempre agradam?”, Estes, disse ele, são como as ex-esposas. Foi bom enquanto durou. Só que não deu mais certo, mas depois de um tempo, somente por alguns momentos, sem compromisso, nos fazem bem. Naquele momento tocou o aparelho celular dele que apenas disse (quase que sussurrando): “No mesmo lugar, no horário de sempre”. Era uma de suas ex-mulheres. A segunda para ser mais exato. E ela não queria discutir pensão...
E POR FALAR EM CASAMENTOS
Casamento para dar certo, nos dias de hoje, marido e esposa no início tem que dormir em quartos diferentes. Depois em casas diferentes. Depois em cidades diferentes. Depois em Estados diferentes. Depois em países diferentes. E, por fim, em planetas diferentes.
NÃO TENHO PENA
Mulher que apanha do marido e continua casada com ele tem mesmo que apanhar.
CHARLATÕES
Há psiquiatras que merecem estar num consultório psiquiátrico. Só que deitados no divã.
FICA A DICA
Não é possível curar um cego se este acredita estar enxergando perfeitamente.
Reconhecer a própria ignorância é o primeiro e mais importante passo na direção da sabedoria.
BALELA
Esse lance de dizer que a terceira idade é a melhor idade é consolo para boi dormir. Além de ser uma grande mentira. É a pior idade.
Na velhice a pessoa enfraquece, os problemas de saúde se afloram e por aí vai. Tanto é que depois dela vem a morte.
E já que o assunto é esse eu sou adepto do ditado: “É melhor viver dez anos sendo leão do que 100 sendo ovelha”. Essa frase é atribuída a Benito Mussolini. Só que não condiz com a realidade dele. Bem ao contrário. Ele viveu 10 sendo ovelha. Prova disso foi o fiasco da Itália na segunda guerra. Aliás, é bem interessante o livro que conta a história do ‘Duce’.
PASSADO
É importante recordar. Até para formular uma opinião. Mas lembre-se: o passado não pode ser a motriz do nosso presente e nem perturbar nosso futuro.
O que foi, foi. Não pode ser mudado. O melhor é colocar o passado num compartimento e só tirar dele o que nos faz bem.
As raivas, mágoas, rancores e tudo que for maléfico devem ser isolados.
“CLASSIFICADOS”
-Garotas de Programa: Oferecemos as melhores companhias para animar festas de políticos. Temos canhotas para os políticos de esquerda, destras para os de direita e espíritas para os de centro.
-Meio Urgente: Vendo Fusca meio conservado, meio original, meio arranhado, com pintura meia-boca. Aceito propostas por ‘e-meio’.
-Astrologia: Vovó Joana, famosa vidente, joga búzios, tarô, pedras africanas, palito, 21 e um buraco paraguaio. Consulta somente com hora e cartas marcadas.
ACOMODAÇÕES POLÍTICAS/PARTIDÁRIAS
As ‘acomodações políticas/partidárias’ é uma realidade vergonhosa que sempre reinou em nosso país.
E as remunerações não são trocados. Há muito empresário por aí que não fatura nem a metade, mesmo trabalhando arduamente. Bem ao contrário de alguns servidores comissionados que nem sabem o que devem fazer na função que exercem.
PARA REFLETIR
Para Jurgen Habermas, “o resgate discursivo de pretensões de verdade conduz à aceitabilidade racional e não a verdade”.
Perfeito. Aliás, muitos dos tais ‘influentes’ deviam refletir sobre a célebre citação do filósofo e sociólogo germânico.
Em tempo: Entre suas obras literárias recomendo: ‘Teoria do Agir Comunicativo’; ‘Técnica e Ciência Como ideologia’ e ‘Dialética da Secularização: Sobre Razão e Religião’.
SIMPLES, ASSIM
Se num diálogo, mesmo que informal, a pessoa não domina o assunto, o melhor a fazer é se manter calada.
Outra opção é ser humilde e perguntar. Não há nada de errado e muito menos humilhante indagar sobre algo que não se tem conhecimento.
Feio é querer demonstrar que sabe o que desconhece. Isso sim é degradante. Além de ridículo, vai expor sua ignorância e, com certeza, será alvo de críticas e chacotas.
CONSEQUÊNCIAS DA DESCONFIANÇA
Pior que que situações mal explicadas, é o ‘jogo de empurra’. Isso abala a confiança do atingido que, na dúvida, opta, muitas vezes, em não acreditar em nenhum dos envolvidos.
A propósito: Em alguns casos, ao contrário do que a prudência nos aconselha (faça depois diga), é melhor antes falar e depois fazer.
DIFERENCIANDO TERMINOLOGIAS
-Direito do homem: Partem da ideia do jusnaturalismo que concede direitos divinos a qualquer humano.
-Direitos humanos: Concebidos em uma ordem internacional.
-Direitos fundamentais: É o direito humano previsto na Constituição (art. 5º).
-Direitos humanitários: É aquele prestado em situações de guerras ou catástrofes para garantir o mínimo vital de atendimento humanitário. A expressão é muito ligada à Cruz Vermelha, criada por Henri Dunant, na Suíça, em 1859.
E COMO DISSE O ILUSTRE (o cafajeste)
Abra sua cabeça. Seu cérebro não vai cair.
HÁ DEZ ANOS
No cenário político local, a vereadora Cristiane Zanatta Massaro está muito mais famosa que a presidente da Argentina, Cristina Kirchner.
Desde que se elegeu presidente do Legislativo, com os votos da oposição, em meados de dezembro, causando uma grande polêmica, sempre é destaque nos noticiários e entrevistas nos meios de comunicação.
HÁ 20 ANOS
Neste ano o Clube SAD, de Descanso, também promoverá bailes de Carnaval. A folia acontece no sábado e na segunda. Serão dois ambientes, além da praça de alimentação.
O SOM
“Eu ouvi o som de um trovão que rugiu de um aviso. Eu ouvi o rugido de uma onda que poderia afogar todo o mundo. Ouvi cem bateristas cujas mãos estavam em chamas. Ouvi dez mil vozes sussurrando e ninguém ouvindo. Ouvi muitas pessoas rindo. Ouvi o som de um poeta que morreu na sarjeta. É uma forte chuva que vai cair”. Parte da letra de 'A Hard Rain's Gonna Fall' - George Harrison.
Traga a família, convide os amigos e compartilhe momentos inesquecíveis nas telonas do Cine Peperi.
Acesse o SITE Cine Peperi e confira!
O Auto da Compadecida 2
SINOPSE
Chicó e João Grilo estão de volta para uma nova aventura repleta de confusões e malandragens em O Auto da Compadecida 2. Após 20 anos desaparecido, João Grilo retorna para a cidade de Taperoá e reencontra com seu fiel escudeiro Chicó, que carrega adiante a história de que Nossa Senhora operou um milagre e ressuscitou o amigo. João Grilo, então, agora é considerado uma espécie de santo e seu status de celebridade chama a atenção especial dos dois políticos mais poderosos da região, querendo utilizá-lo como cabo eleitoral. Vendo toda essa comoção como uma oportunidade para finalmente enriquecer, João Grilo organiza um de seus famosos trambiques. Pena que nada sai como o planejado e o passado retorna e se repete para o sertanejo.
FICHA TÉCNICA 
Classificação: 12 anos
Duração: 116 minutos
Gênero: Comédia
Companhia: H2O Films
Elenco: Matheus Nachtergaele, Selton Mello, Luis Miranda
Sonic 3 - O FIlme
SINOPSE
Sonic 3 - O Filme é o próximo filme de comédia, ação e aventura baseado na popular série de videogames da Sega. Dando continuidade aos eventos de Sonic - O Filme e Sonic 2 - O Filme, a história segue o ouriço velocista Sonic (Ben Schwartz), o guerreiro equidna Knuckles (Idris Elba) e a raposa voadora Tails (Colleen O'Shaughnessey), que agora formam uma aliança para proteger a poderosa Esmeralda Mestra. Contudo, uma nova ameaça surge quando os militares da G.U.N., uma força especial secreta, descobrem que o corpo do Dr. Eggman (Jim Carrey) desapareceu do local onde ocorreu a batalha final, levando a uma nova perseguição cheia de perigos, reviravoltas e ação alucinante. À medida que enfrentam esse novo inimigo, o trio de heróis precisará se unir mais do que nunca para impedir que uma catástrofe ainda maior aconteça. Eles também devem confrontar segredos do passado de Sonic e de Eggman, que podem mudar o destino do mundo.
FICHA TÉCNICA
Classificação: Livre
Duração: 109 minutos
Gênero: Animação
Companhia: Paramount
Elenco: Ben Schwartz, Idris Elba, Colleen O'Shaughnessey
Mufasa: O Rei Leão
SINOPSE
Prólogo do live action de Rei Leão, produzido pela Disney e dirigido por Barry Jenkins, o longa contará a história de Mufasa e Scar antes de Simba. A trama tem a ajuda de Rafiki, Timão e Pumba, que juntos contam a lenda de Mufasa à jovem filhote de leão Kiara, filha de Simba e Nala. Narrado através de flashbacks, a história apresenta Mufasa como um filhote órfão, perdido e sozinho até que ele conhece um simpático leão chamado Taka – o herdeiro de uma linhagem real. O encontro ao acaso dá início a uma grande jornada de um grupo extraordinário de deslocados em busca de seu destino, além de revelar a ascensão de um dos maiores reis das Terras do Orgulho.
FICHA TÉCNICA
Classificação: Livre
Duração: 124 minutos
Gênero: Animação
Companhia: Walt Disney
Elenco: Aaron Pierre, Kelvin Harrison Jr., Seth Rogen
SINOPSE
Ainda Estou Aqui é uma adaptação cinematográfica do livro autobiográfico de Marcelo Rubens Paiva, que narra a emocionante trajetória de sua mãe, Eunice Paiva, durante a ditadura militar no Brasil. Ambientada em 1970, a história retrata como a vida de uma mulher comum, casada com um importante político, muda drasticamente após o desaparecimento de seu marido, capturado pelo regime militar. Forçada a abandonar sua rotina de dona de casa, Eunice (Fernanda Torres/Fernanda Montenegro) se transforma em uma ativista dos direitos humanos, lutando pela verdade sobre o paradeiro de seu marido e enfrentando as consequências brutais da repressão. O filme explora não apenas o drama pessoal de Eunice, mas também o impacto do regime militar na vida de milhares de famílias brasileiras, destacando o papel das mulheres na resistência. Com uma narrativa profunda e sensível, Ainda Estou Aqui traz à tona questões de perda, coragem e resiliência, enquanto revisita um dos períodos mais sombrios da história do Brasil. A obra é um tributo à força de Eunice Paiva, que, contra todas as adversidades, se torna uma figura central na luta pelos direitos humanos no país.
FICHA TÉCNICA
Classificação: 14 anos
Duração: 135 minutos
Gênero: Drama
Companhia: Columbia Pictures
Elenco: Fernanda Montenegro, Fernanda Torres, Selton Mello