O prefeito Domingos Marcon, o vice-prefeito Idivar Pasinato, e os secretários municipais de Guaraciaba/SC apresentaram, nesta quinta-feira (10), seus trabalhos ocorridos nos primeiros cem dias da atual gestão. A apresentação ocorreu na Câmara de Vereadores, a partir das 9h, com boa participação de lideranças e a comunidade guaraciabense.
Estiveram presentes e fizeram o balanço dos trabalhos, bem como adiantaram alguns projetos das pastas, o secretário de Transportes Obras e Serviços Urbanos, Rafael dos Santos; secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Carlos Martinotto; secretário de Saúde, Lúcio Mallmann; secretária da Educação, Cultura e Esporte, a professora Giana Barbosa Ortolan Volkweis; secretário de Administração e Finanças, o secretário é Sidnei José Willinghofer; secretária de Indústria, Comércio, Turismo e Desenvolvimento Econômico, juntamente com a Comunicação, Cinthia Borsatto; secretária de Assistência Social, Habitação e Políticas Públicas para as Mulheres, Milena Balbinot. O chefe de Gabinete, Claudemir Luiz Parmigiani, coordenou o encontro. Na parte Jurídica, a cargo é ocupado pela advogada Bárbara Giongo Rodrigues, que igualmente se fez presente no evento.
Conforme o prefeito de Guaraciaba, Domingos Marcon, muitos recursos foram captados e projetos realizados neste período de cem dias, para o atendimento da população. “Foi etapa de organização do governo com sua equipe, trabalhos sérios, para auxiliar o munícipe. Temos os mais diversos programas em desenvolvimento em todos os setores”, disse Marcon na entrevista ao Grupo WH Comunicações. Ele adiantou ainda que neste mês irá, juntamente com o vice-prefeito, a Florianópolis em busca de recursos para edificação de obras.
Para o vice-prefeito, Idivar Pasinato, a administração municipal precisa com urgência da contratação de um profissional técnico na área de engenharia. Segundo ele, o projeto com esta finalidade está parado na Câmara de Vereadores. Pasinato reclama da morosidade de aprovação de projetos importantes por parte de alguns vereadores, que segundo ele, travam o progresso do município e prejudicam a sociedade em geral.
Na conversa com a reportagem o vice-prefeito desabafou: “Eu acho que a Câmara de Vereadores, por algumas vezes, vem travando os projetos. Ou seja, nós apresentamos os projetos e no Legislativo não temos direito de opinar. Acho que a Câmara deve fazer as análises e aprovar ou não. O que reclamo é que mandamos no início do ano para aprovar um projeto designando um chefe para o setor de engenharia. O profissional deverá desenvolver os projetos a serem encaminhados para Brasília e Florianópolis, pois temos vários contatos alinhados com os governos Federal e Estadual. Como o projeto ainda não foi aprovado, não conseguimos desenvolver praticamente nada dos meus projetos na Administração, devido a falta de pessoas técnicas que possam auxiliar nesta parte de elaboração. Quem perde é a sociedade e o município”, arrematou.
Inácio Rohden/Rádio Raio de Luz FM