Notícias

Sessão da Câmara tem proposições sobre infraestrutura, lazer, agricultura, educação e saúde

Vereadores apresentaram pedidos de obras e serviços públicos no município de São Miguel do Oeste

Sessão da Câmara tem proposições sobre infraestrutura, lazer, agricultura, educação e saúde
Foto: Câmara de vereadores

Em sessão ordinária realizada por videoconferência nesta terça-feira (20), vereadores de São Miguel do Oeste apresentaram uma série de proposições sobre temas como infraestrutura, lazer, agricultura, educação e saúde. Os pedidos tratam de obras e serviços públicos direcionados à população de São Miguel do Oeste. Confira mais informações sobre as proposições realizadas.

Indicação Legislativa 143/2021: de Vilmar Bonora (PSD), solicita a pavimentação asfáltica na estrada de acesso à empresa Frioeste, no Bairro São Gotardo. O vereador ressalta que o trecho citado liga a Rua José Bernardi até a empresa Frioeste, e a obra atenderá a um pedido de moradores e empresários do bairro que há muito tempo aguardam por este asfalto. Bonora afirma que o asfaltamento irá agilizar o tráfego e torná-lo mais seguro.

Indicação Legislativa 144/2021: de Vagner Passos (PSL), solicita a pavimentação asfáltica da Rua 31 de Março, no trecho entre a Rua Willy Barth e a Rua Waldemar Rangrab. O vereador destaca que este é um pedido dos moradores e empresários dessa rua, que pedem asfaltamento para melhorar a trafegabilidade dos veículos.

"A pavimentação asfáltica beneficiará a qualidade de vida dos moradores e das empresas que ali estão situadas, trazendo maior segurança e melhores condições de tráfego, já que é um trecho com grande movimento de veículos", justifica Passos. O vereador ainda ressalta que a Rua 31 de Março faz a ligação de bairros ao Centro e une as principais vias da área central de São Miguel do Oeste. A indicação será enviada ao prefeito e ao secretário de Urbanismo.

Indicação Legislativa 145/2021: de Vanirto Conrad (PDT), solicita à Administração Municipal que construa um campo de futebol e uma academia popular na comunidade da antiga Pedreira Municipal. O vereador ressalta que este é um pedido dos moradores dessa comunidade, e destaca que a instalação de um campo de futebol proporcionará a integração com demais agremiações dos municípios e a participação em campeonatos esportivos municipais. Em relação à academia popular, destaca que esta beneficiaria pessoas da melhor idade, que fariam lá seus exercícios físicos, contribuindo para sua saúde. O pedido será enviado ao prefeito e ao secretário municipal de Esporte e Cultura.

Indicação Legislativa 146/2021: de Márcio Santin (PT), solicita ao Executivo que estude a possibilidade de repassar recursos às associações de esportes e comunidades para sua manutenção. O vereador pede também que o Executivo isente essas entidades de impostos e taxas municipais enquanto durar a pandemia.

O vereador destaca que a pandemia da Covid-19 se estende há mais de um ano e, diante da necessidade de estabelecer medidas para não propagação do vírus, os governos estaduais e municipais regulamentaram atividades específicas que poderiam continuar e suspenderam atividades das associações de esporte e comunidades com o intuito de não haver aglomerações.

Santin ressalta, então, que essas entidades estão com suas atividades suspensas e não realizaram eventos, que são fonte de recursos para sua manutenção. Por isso, justifica o pedido de repasse de recursos e isenção de impostos e taxas. A indicação será enviada ao prefeito.

Indicação Legislativa 147/2021: de Márcio Santin (PT) e Vanirto Conrad (PDT), solicita ao Executivo Municipal que contrate técnicos agrícolas e agrônomos para prestar assistência à agricultura familiar. "Esses profissionais podem ajudar o produtor rural em atividades como preparo do solo, definição da época de plantio e colheita, tratamento da água, manejo integrado de pragas e doenças, produção de sementes e mudas e até mesmo com a alimentação, reprodução, saúde e abate dos animais", destacam os vereadores.

Os autores da indicação ressaltam que os alimentos cultivados pela agricultura familiar garantem a subsistência do produtor, sendo a principal fonte de renda para essas pessoas. "Investindo em assistência técnica aos agricultores oriundos da agricultura familiar, estaremos contribuindo para a diminuição do êxodo rural e ainda na produção de uma grande diversidade de alimentos saudáveis", acrescentam. A indicação será enviada ao prefeito e ao secretário municipal de Agricultura, Pecuária e Piscicultura.

Indicação Legislativa 148/2021: de Moacir Fiorini (MDB), solicita a instalação de uma pracinha com academia popular e um parque infantil no Bairro Salete. O vereador ressalta que este é um pedido de moradores, que relatam não possuírem uma área de lazer para frequentar com seus filhos aos finais de tarde e finais de semana. Também destaca que o empreendimento irá beneficiar crianças e moradores de outros loteamentos localizados nas proximidades. A indicação será enviada ao prefeito e ao secretário de Urbanismo.

Indicação Legislativa 149/2021: de Elói Bortolotti (PSD), solicita ao Executivo Municipal que estude a viabilidade de executar perfilamento asfáltico na Rua São João, no trecho entre a Marechal Rondon e a Rua 21 de Abril, no Bairro São Gotardo. O vereador destaca que essas ruas interligam os acessos e necessitam de melhorias para facilitar a trafegabilidade de pacientes e população em geral que se deslocam, diariamente, ao Hospital Regional.

Bortolotti também ressalta que a melhoria poderá desafogar o entroncamento de principal acesso ao Hospital Regional, "cenário de constantes reclamações dos usuários devido ao gargalo causado pelo excesso de movimento". A indicação será enviada ao prefeito e ao secretário de Urbanismo.

Indicação Legislativa 150/2021: de Carlos Agostini (MDB), solicita à Administração Municipal que recue a calçada na Rua Goiás, no Bairro São Gotardo, a fim de criar vagas de estacionamento oblíquo. O vereador pede também a demarcação de vagas nos dois lados da rua, citando que esta fica próxima ao Hospital Regional Terezinha Gaio Basso.

"O estacionamento oblíquo vai proporcionar aos usuários desta rua maiores vagas, e não vai afetar a passagem de pedestres pela calçada, por ter espaço suficiente para seu recuo, e não vai interferir na pista de rolamento", destaca Agostini. Em relação à demarcação de vagas, ressalta que como não existe demarcação, os motoristas ficam sem visibilidade na hora de estacionar, diminuindo os espaços para que mais veículos estacionem. A indicação será enviada ao prefeito, ao secretário de Urbanismo e ao presidente do Cotrasmo.

Indicação Legislativa 151/2021: de Cris Zanatta (PSDB), solicita melhorias na tubulação da Rua Rodolfo Spier, próximo à esquina com a Rua Ângelo Longhi, no Bairro Sagrado Coração de Jesus. A vereadora pede a colocação de tubos de concreto de capacidade suficiente para dar vazão ao volume de água que ocorre em dias de chuva.

Conforme a vereadora, a tubulação existente não tem vazão suficiente. "Segundo relatos da comunidade, a cada chuva forte, a água acaba invadindo residências daquele bairro, causando diversos transtornos e até mesmo danos materiais por inúmeras vezes", relata Cris. A indicação será enviada ao prefeito e ao secretário de Urbanismo.

Indicação Legislativa 152/2021: de Paulo Drumm (PSD), solicita que o Município de São Miguel do Oeste efetue a pavimentação asfáltica da Rua Guanabara, iniciando no Ginásio da Escola Emma Balke. Para Drumm, "o investimento em infraestrutura melhora a qualidade de vida de toda a população e, além de gerar desenvolvimento, auxilia na mobilidade urbana. Investir em infraestrutura é investir no bem-estar da população". A indicação será enviada ao prefeito e ao secretário de Urbanismo.

Indicação Legislativa 153/2021: de Marli da Rosa (PSD), solicita a instalação de caixas de água para captação da água da chuva nas praças Walnir Bottaro Daniel e Belarmino Annoni. A intenção é instalar um sistema de captação de água da chuva e armazenamento em reservatórios para utilizar no próprio local. Marli sugere o uso na limpeza dos banheiros ou rega de flores e plantas em épocas de seca.

"Ao realizar a captação de água da chuva em todas as praças, a Administração Municipal estará facilitando os cuidados com as plantas e dando exemplo à comunidade quanto à sustentabilidade e preocupação com o meio ambiente", ressalta a vereadora. A indicação será enviada ao prefeito e ao secretário de Urbanismo.

Indicação Legislativa 154/2021: de Ravier Centenaro (PSD), solicita à Administração Municipal que faça a pavimentação asfáltica da Rua 1º de Janeiro, entre as ruas Gerson Becker e Padre Aurélio Canzi; e da Rua Gerson Becker, entre as ruas Chuí e Itaberaba, no Centro do município. Conforme Ravier, o asfaltamento dessas ruas irá facilitar o escoamento do trânsito, criando mais uma alternativa para os motoristas e contribuindo para a mobilidade urbana, além de gerar mais conforto e fluidez no tráfego de veículos. Por fim, Ravier destaca que o asfaltamento irá proporcionar mais conforto e trazer benefícios aos moradores, com a valorização da região e dos imóveis. O pedido será enviado ao prefeito e ao secretário de Urbanismo.

Indicação Legislativa 155/2021: de Paulo Drumm (PSD), Elói Bortolotti (PSD), Marli da Rosa (PSD), Ravier Centenaro (PSD), Vagner Passos (PSL) e Vilmar Bonora (PSD), solicita ao Município de São Miguel do Oeste que efetue ainda em 2021 a reforma e ampliação da Escola Municipal Aurélio Pedro Vicari, no Bairro Progresso. A indicação será enviada ao prefeito. 

Requerimento de Informação 45/2021: de Gilmar Baldissera (PP) e Cris Zanatta (PSDB), solicita ao prefeito e ao secretário de Administração e Gestão de Pessoas que informem qual o montante arrecadado em multas de trânsito no período de 1º de janeiro de 2020 até 30 de junho de 2021. Os vereadores questionam também como foram repartidos os valores arrecadados, ou seja, quanto foi repassado à Polícia Civil, à Polícia Militar e quanto ficou para os cofres do município. Por fim, solicitam qual a data desses repasses.

Moção 50/2021: de Valnir Scharnoski (Nini – PL), solicita a aquisição de vacina para pessoas maiores de 12 anos com comorbidades. O vereador destaca que a inclusão desses adolescentes é necessária devido à nova cepa do coronavírus, "que tem apresentado alta transmissibilidade entre adolescentes". O vereador ressalta que as comorbidades deixam as crianças mais expostas e sensíveis ao risco.

"Nosso objetivo é proteger estes jovens deste brutal vírus que vem assolando todo o mundo", acrescenta. A indicação será enviada ao prefeito Wilson Trevisan, ao governador Carlos Moisés da Silva, ao secretário estadual da Saúde André Motta Ribeiro, e ao ministro da Saúde Marcelo Queiroga. A moção foi aprovada por unanimidade. 

 

Fonte: Câmara 

 

----------------------

Envie sua sugestão de conteúdo para a redação:
Whatsapp Business PORTAL SMO NOTÍCIAS (49) 9.9979-0446 / (49) 3621-4806

Cotações

Dólar Americano/Real Brasileiro

R$ 5,12

Dólar Americano/Real Brasileiro Turismo

R$ 5,62

Dólar Canadense/Real Brasileiro

R$ 4,09

Libra Esterlina/Real Brasileiro

R$ 7,12

Peso Argentino/Real Brasileiro

R$ 0,05

Bitcoin/Real Brasileiro

R$ 206,55

Litecoin/Real Brasileiro

R$ 712,59

Euro/Real Brasileiro

R$ 6,06

Clima

Publicidade Interna Lateral Pequeno