Finalmente, chegou o dia mais esperado das últimas 3 semanas, o governo Argentino publicou a resolução que permite a abertura dos centros fronteiriços de Posadas e Bernardo de Irigoyen. A cerimônia de abertura oficial será às 9 da terça-feira, a partir desse momento a passagem estará liberada.
Além disso, foi anunciado que o antígeno teste é eliminado no acesso da fronteira, mantendo a apresentação da PCR com pelo menos 72 horas de antecedência. Isso também se aplica a Puerto Iguazú. Não se sabe oficialmente no momento, o que acontecerá com a cota diária de 800 pessoas que vigorava até agora em Iguaçu, e que poderia governar em Posadas e Bernardo de Irigoyen.
O anúncio veio do Ministério do Interior da Nação, onde foi indicado que serão abertos quatro novos corredores seguros para entrar no país, para que as duas passagens de fronteira missionária também sejam unidas pelo Aeroporto Benjamín Matienzo de Tucumán e o Travessia de fronteira da Usina Hidrelétrica Salto, em Entre Ríos. Assim, Misiones terá três passagens de fronteira habilitadas, incluindo Puerto Iguazú.
Desde 7 de outubro passado, o pedido formal de abertura dessas duas passagens de fronteira estava nas mãos do governo nacional. Este pedido havia sido entregue pelo governador Oscar Herrera Ahuad ao Chefe do Gabinete durante uma visita do líder provincial à Casa Rosada.
Travessia Posadas-Encarnación
Fora do trânsito de bairro, quem quiser entrar no país deve ter certificado de vacinação contra Covid-19 e teste de PCR das últimas 72 horas, conforme protocolo de saúde que regulamentará o trânsito de pessoas.
Para entrar no Paraguai será necessário, primeiro, preencher o Formulário de Declaração de Saúde do Viajante nas últimas 24 horas e até 30 minutos antes de entrar no país vizinho. Está disponível no site do Ministério da Saúde Pública e Previdência Social: http://dgvs.mspbs.gov.py/webdgvs/views/paginas/vista_viajeros_nor.html.
A situação na fronteira com o Brasil tem algumas diferenças e, no caso de Bernardo de Igrigoyen, o modelo Iguaçu é copiado, no que diz respeito ao ingresso de pessoas na Argentina.
Mas os cidadãos de outras partes de Misiones, ou do resto da Argentina, não poderão entrar naquele país até que sejam modificadas as medidas de fechamento de fronteira impostas pelo governo federal. Isso porque o Brasil só pode ser acessado, no momento, por via aérea, já que as fronteiras terrestres só são permitidas para cidadãos brasileiros.
Prefeito de Bernardo de Irigoyen fala sobre a reabertura
"Aqui estamos na expectativa com este grande acontecimento de amanhã, há pouco estivemos em contato com o governador Oscar Herrera Ahuad e autoridades de Saúde Pública, então tudo está sendo organizado para amanhã, para a cerimônia de abertura e com certeza nos acompanharão as autoridades e representantes das diferentes instituições e órgãos que realizam suas tarefas de controle de fronteira, como Alfândega, Migrações, Senasa, Gendarmaria Nacional, e uma passagem segura será habilitada novamente, respeitando o protocolo estabelecido ", comentou Fernández
Seguindo essa linha, Fernández acrescentou: "Novamente, argentinos e brasileiros, poderemos cruzar novamente a fronteira pela Alfândega e bem, estamos muito felizes, também os comerciantes com muitas expectativas porque amanhã será um grande dia para as cidades de Bernardo de Irigoyen, Dionisio Cerqueira e Barracao, onde nos reencontramos pessoalmente e interagimos com nossos irmãos brasileiros em uma fronteira tão particular, depois de 19 meses de pandemia, mas agora cumprindo todas as normas de biossegurança, aos poucos vamos voltando à normalidade que é muito importante e assim reativando muitas coisas e o trabalho conjunto na saúde, educação, segurança e claro o desenvolvimento econômico e comercial ".