Se você tem o hábito de guardar ovos na porta da geladeira, é hora de repensar essa prática. Apesar de muitas geladeiras virem com compartimentos próprios para ovos na porta, esse é o local mais inadequado para armazená-los. Isso porque, há a constante variação de temperatura causada pelo abre e fecha da geladeira.
Segundo o biomédico Roberto Martins Figueiredo, conhecido como Doutor Bactéria, os ovos são alimentos perecíveis e sensíveis a mudanças térmicas.
“Na caixinha dos ovos está escrito: ‘Não coma cru ou semicru e mantenha sob refrigeração’. Qual é a área da geladeira que mais sofre variação de temperatura? A porta. Por isso não se deve guardar ali”, alerta o especialista. Ele também explica que a bandeja para ovos que vem na porta é removível justamente para que seja colocada na parte interna da geladeira.
A oscilação de temperatura na porta pode acelerar o processo de deterioração dos ovos e favorecer o crescimento de bactérias. Para evitar esse risco, a orientação é armazená-los na parte mais alta da geladeira, onde a temperatura costuma ser mais estável.
Outro cuidado importante é com a higienização. De acordo com Uelinton Pinto, professor da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP e pesquisador do Centro de Pesquisa em Alimentos (FoRC), os ovos já possuem uma película natural que protege seu interior contra a entrada de micro-organismos. Lavar os ovos antes de guardá-los pode remover essa proteção e até facilitar a contaminação. “Se quiser lavar, faça isso apenas imediatamente antes do consumo”, orienta o professor.
A forma como os ovos são comercializados também varia de país para país. Nos Estados Unidos, os produtores lavam e higienizam os ovos antes da venda, por isso eles precisam ser mantidos refrigerados. Já na Europa, os ovos são vendidos com a película intacta e não passam por lavagem, seguindo outra lógica de conservação. No Brasil, não há uma legislação que obrigue os produtores a lavarem os ovos, mas muitos o fazem por questões estéticas.
Caso os ovos sejam comprados diretamente de produtores, e estejam sujos com penas ou fezes, o ideal é remover o excesso com papel descartável antes de colocá-los na geladeira. E, na hora do preparo, evitar o consumo cru ou malcozido: o cozimento adequado é fundamental para eliminar possíveis bactérias patogênicas, segundo o professor.
Oeste Mais