A Operação CODESUL foi realizada entre os dias 25 e 28 de fevereiro, mobilizando forças de segurança dos estados do Sul e do Mato Grosso do Sul para reforçar o combate ao crime organizado nas fronteiras com Argentina, Paraguai e Bolívia.
A ação conjunta, que antecedeu o carnaval, teve como objetivo intensificar a fiscalização em áreas estratégicas, bloqueando a entrada de ilícitos e garantindo maior segurança à população.
No âmbito do9° Comando Regional de Polícia Militar de Fronteira (9°CRPM/Fron) com seus dois batalhões de área, o 11° Batalhão de Polícia Militar de Fronteira (11° BPM/Fron) e o 36° Batalhão de Polícia Militar de Fronteira (36° BPM/Fron), participaram 240 policiais militares, distribuídos em 100 viaturas. Durante as operações, mais de 1.200 pessoas foram abordadas, 390 veículos vistoriados e 12 veículos apreendidos. Além disso, foram registradas 15 prisões em flagrante e a recuperação de um veículo furtado.
A Operação CODESUL reforça a cooperação entre os estados na proteção das fronteiras e na repressão ao crime.
Matheus de Souza / Portal Tri, com informações PMSC