Notícias

Banco Central só vai permitir chaves Pix para pessoas e empresas com situação regular na Receita Federal

Em resolução, a autoridade monetária determinou que opção por e-mail não poderá mais mudar de dono

Banco Central só vai permitir chaves Pix para pessoas e empresas com situação regular na Receita Federal
Foto: Bruno Peres/Agência Brasil

O Banco Central publicou na quinta-feira (6) uma resolução em que altera normas sobre o Pix. A partir de agora, as chaves para pessoas e empresas deverão está em situação regular com a Receita Federal.

Em nota, o BC informou que os bancos poderão excluir chaves de pessoas e empresas que estejam em situação irregular na Receita Federal.

Segundo o BC, CPFs com situação cadastral "suspensa", "cancelada", "titular falecido" e "nula" e CNPJs com situação cadastral "suspensa", "inapta", "baixada" e "nula" não poderão ter chaves Pix registradas na base de dados do Pix.

A medida visa melhorar a segurança do sistema de pagamentos instantâneos e evitar ação de golpistas.

Com a mudança, as chaves Pix do tipo e-mail não poderão mais alterar de dono e também vetou a mudança de informações pessoais vinculadas a chaves aleatórias.

Pessoas ou empresas que caírem na malha-fina não terão as chaves Pix suspensas em primeira mão. A irregularidade será analisada pela Receita Federal que decidirá se inclui ou não em seu banco de dados.

 
SBTNEWS
----------------------
Receba GRATUITAMENTE nossas NOTÍCIAS! CLIQUE AQUI
----------------------

Envie sua sugestão de conteúdo para a redação:
Whatsapp Business PORTAL SMO NOTÍCIAS (49) 9.9979-0446 / (49) 3621-4806

Cotações

Clima

Segunda
Máxima 19º - Mínima 11º
Céu nublado com chuva fraca

Terça
Máxima 19º - Mínima 7º
Céu limpo

Quarta
Máxima 24º - Mínima 8º
Céu limpo

Quinta
Máxima 24º - Mínima 11º
Céu limpo

Sexta
Máxima 24º - Mínima 12º
Períodos nublados

Sobre os cookies: usamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.