Notícias

“Não vou parar”, diz aluna do CEJA de Maravilha que concluiu o ensino médio aos 58 anos e iniciou faculdade na sequência

Atualmente, Nerci Ines Greff Canan está na metade do curso de Pedagogia e compartilha uma mensagem de incentivo através da educação

“Não vou parar”, diz aluna do CEJA de Maravilha que concluiu o ensino médio aos 58 anos e iniciou faculdade na sequência
Foto: Tamara Finardi

Conduzida por sentimentos de orgulho e determinação, junto de uma pitadinha de saudade, Nerci Ines Greff Canan, 60 anos, entra na sala 3 do Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA) em Maravilha carregando nos braços seus cadernos. Sem hesitar, escolhe a carteira na fileira da frente para sentar por um motivo especial: este foi um dos locais onde acompanhou as aulas para concluir o Ensino Médio, feito que alcançou em julho de 2023, aos 58 anos. Neste ambiente, rodeada de conhecimento e lembranças, compartilhou sua história e a importância dos estudos em sua vida. O impacto tem sido tão grande que o diploma de ensino médio logo deve ter um companheiro para dividir o local de destaque em sua casa: o do ensino superior. Atualmente, Nerci está na metade da graduação em Pedagogia, e uma conquista que parecia tão distante há alguns anos, agora está cada vez mais próxima. 

A Educação de Jovens e Adultos (EJA) oportunizou a Nerci realizar sonhos e alcançar muitas realizações. Natural de Constantina no Rio Grande do Sul, Nerci veio para Maravilha aos 17 anos, onde residiu com a família na Linha Arabutã. Uma série de barreiras a impediram de finalizar os estudos no tempo regular, contudo, seu lema é que um sonho nunca morre, ele apenas fica adormecido. Impulsionada por uma vontade indescritível de estudar, este sonho despertou e a fez se inscrever no ensino público ofertado através do CEJA. Esta decisão ocorreu logo após obter sua Carteira Nacional de Habilitação, onde teve a oportunidade de retornar a uma sala de aula após muitos anos. Atualmente reside na Linha São João em Tigrinhos, de onde precisava se deslocar praticamente toda a semana para Tigrinhos e Maravilha, onde fazia as aulas das disciplinas proporcionadas pelo EJA. Foi uma jornada de dois anos, guiada pela determinação de alcançar uma promessa que fez para si mesmo: concluir o ensino médio.

Durante a conversa, as recordações invadiram a sala de aula. Nerci relembrou das aulas, dos professores, dos colegas, das matérias mais desafiadoras e de todo o vínculo construído entre conhecimento e amizades. Carrega e guarda com carinho os cadernos utilizados neste período. Ao folhear o material, se depara com as atividades, a tabela periódica e as diversas frases de motivação que costumava escrever nas folhas de rosto de cada matéria. “Dá saudade desta sala, das conversas, de compartilhar a rotina”, conta. Cada colega carregava uma história, encarava seus desafios, mas via na educação uma porta para novas possibilidades e oportunidades.

Nerci persistiu e segue conciliando os estudos enquanto auxilia o filho na condução da propriedade rural, com seu trabalho na área de vendas, além da dedicação junto à família. É uma inspiração para os cinco filhos, os netos, seu companheiro, e seus pais.

 “O CEJA oferece um ensino completo. Nunca é tarde demais para começar, é preciso saber aproveitar”, incentiva. 
 
Saiba mais sobre o CEJA em Maravilha
O CEJA de Maravilha oferece aulas presenciais gratuitas para turmas de nivelamento, ensino fundamental (6º ao 9º ano) e ensino médio. As aulas do primeiro semestre de 2025 iniciaram no dia 10 de fevereiro, mas as pessoas interessadas ainda podem se matricular. 
As novas matrículas podem ser realizadas na sede do CEJA em Maravilha, localizado na Rua General Osório 319, sala 102 (edifício Iluminatto), de segunda a sexta, nos seguintes horários: das 7h45 às 11h45; das 13h15 às 17h15; e das 18h30 às 22h. O telefone e WhatsApp para contato é o (49) 3664-6632. 
 
Quem pode se matricular?
“A Educação de jovens e adultos é destinada àqueles que não tiveram direito ao acesso ou continuidade de estudos no ensino fundamental e médio na idade própria”. (Art.37, LDB Lei nº 9.394/96).
A idade mínima para ingresso na EJA é 15 anos completos no ato da matrícula para o Ensino Fundamental e 18 anos completos para o Ensino Médio. As turmas de nivelamento são voltadas às pessoas não alfabetizadas e estrangeiros que precisam aprender a língua portuguesa, e para poder se matricular é necessário ter mais de 15 anos.
Os estudantes podem participar das aulas no turno matutino, vespertino ou noturno. Os alunos menores de idade precisam apresentar carteira de trabalho assinada ou declaração de menor aprendiz para optar pelo turno da noite. 
 
 
Unidades Descentralizadas (UDs)
O município de Maravilha conta com uma das 40 unidades de CEJA presentes em Santa Catarina. Para ampliar o alcance da oferta de aulas, municípios da região contam com Unidades Descentralizadas da modalidade de Educação de Jovens e Adultos. Para saber mais sobre locais onde as aulas são realizadas é necessário entrar em contato: (49) 3664-6632.

Tamara Finardi/ Rádio Líder/ WH Comunicações/ Jornal O Líder
----------------------
Receba GRATUITAMENTE nossas NOTÍCIAS! CLIQUE AQUI
----------------------

Envie sua sugestão de conteúdo para a redação:
Whatsapp Business PORTAL SMO NOTÍCIAS (49) 9.9979-0446 / (49) 3621-4806

Cotações

Clima

Segunda
Máxima 19º - Mínima 11º
Céu nublado com chuva fraca

Terça
Máxima 19º - Mínima 7º
Céu limpo

Quarta
Máxima 24º - Mínima 8º
Céu limpo

Quinta
Máxima 24º - Mínima 11º
Céu limpo

Sexta
Máxima 24º - Mínima 12º
Períodos nublados

Sobre os cookies: usamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.