Os vereadores Andréia Rebelato (PSD), Borghetti (PL), Bufo (MDB), Delegado Zancanaro (PL), DeMarch (PL), Marli da Rosa (PL), Ravier Centenaro (PSD), Silvia Kuhn (MDB), Sisse Abdalla Velozo (PSD) e Vivi De Carli (PODE) apresentaram uma indicação solicitando ao Executivo Municipal que verifique a possibilidade de construir um centro de convivência de idosos para o Bairro Santa Rita. Eles justificam o pedido pela melhoria da qualidade de vida dos idosos e para o fortalecimento da convivência social na terceira idade. O pedido foi feito através da Indicação Legislativa 45/2025 durante a sessão ordinária desta quinta-feira (6).
"O bem-estar dos idosos não está apenas relacionado à saúde física, mas também ao equilíbrio emocional e psicológico. A convivência com outras pessoas da mesma faixa etária, que enfrentam desafios semelhantes, possibilita um suporte social vital para a manutenção da autoestima. Além disso, atividades de lazer e socialização desempenham papel fundamental na prevenção de doenças emocionais. A criação de um espaço dedicado ao lazer, cultura e interações sociais ajuda a combater o isolamento social e promove a saúde mental", justificam. O pedido é destinado ao prefeito.
MUSEU RURAL
Sisse Abdalla Velozo (PSD) solicita à Administração Municipal que realize estudos e ações para a construção e implantação de um museu rural. A vereadora justifica que o espaço ajudará a preservar o patrimônio histórico, valorizando a cultura e identidade do município, com destaque para a evolução da economia e da vida no campo. O pedido foi feito através da Indicação Legislativa 47/2025.
"Ao longo das décadas, a agricultura familiar e as tradições rurais moldaram a história do município, contribuindo para o crescimento da cidade e formação de sua identidade. O Museu Rural será um espaço para resgatar e preservar documentos, ferramentas, utensílios e relatos históricos da evolução do campo, garantindo que as futuras gerações conheçam e valorizem a trajetória do município e de seus antepassados", justifica a vereadora.
"Este espaço poderá integrar um circuito de turismo, incentivando visitantes a conhecerem a história e as tradições do campo. Sua estrutura poderá abrigar eventos culturais, exposições e atividades educativas, proporcionando renda e oportunidades para a comunidade local. As escolas de São Miguel do Oeste e municípios vizinhos poderão utilizar o Museu como um espaço pedagógico, com aulas práticas e interativas sobre a história rural, as transformações no setor agrícola e os impactos da tecnologia no campo", sugere Sisse Velozo. O pedido é destinado ao prefeito e aos secretários de Desenvolvimento Sustentável, de Esporte e Cultura, e de Agricultura, Pecuária e Piscicultura.
Ascom