Notícias

Vereadores propõem centro de convivência para idosos e implantação de museu rural

Pedidos foram feitos durante a sessão ordinária desta quinta-feira (6)

Vereadores propõem centro de convivência para idosos e implantação de museu rural
Foto: Tiarajú Goldschmidt/Sisse Velozo indica construção e implantação de um museu rural

Os vereadores Andréia Rebelato (PSD), Borghetti (PL), Bufo (MDB), Delegado Zancanaro (PL), DeMarch (PL), Marli da Rosa (PL), Ravier Centenaro (PSD), Silvia Kuhn (MDB), Sisse Abdalla Velozo (PSD) e Vivi De Carli (PODE) apresentaram uma indicação solicitando ao Executivo Municipal que verifique a possibilidade de construir um centro de convivência de idosos para o Bairro Santa Rita. Eles justificam o pedido pela melhoria da qualidade de vida dos idosos e para o fortalecimento da convivência social na terceira idade. O pedido foi feito através da Indicação Legislativa 45/2025 durante a sessão ordinária desta quinta-feira (6).

"O bem-estar dos idosos não está apenas relacionado à saúde física, mas também ao equilíbrio emocional e psicológico. A convivência com outras pessoas da mesma faixa etária, que enfrentam desafios semelhantes, possibilita um suporte social vital para a manutenção da autoestima. Além disso, atividades de lazer e socialização desempenham papel fundamental na prevenção de doenças emocionais. A criação de um espaço dedicado ao lazer, cultura e interações sociais ajuda a combater o isolamento social e promove a saúde mental", justificam. O pedido é destinado ao prefeito.

MUSEU RURAL

Sisse Abdalla Velozo (PSD) solicita à Administração Municipal que realize estudos e ações para a construção e implantação de um museu rural. A vereadora justifica que o espaço ajudará a preservar o patrimônio histórico, valorizando a cultura e identidade do município, com destaque para a evolução da economia e da vida no campo. O pedido foi feito através da Indicação Legislativa 47/2025.

"Ao longo das décadas, a agricultura familiar e as tradições rurais moldaram a história do município, contribuindo para o crescimento da cidade e formação de sua identidade. O Museu Rural será um espaço para resgatar e preservar documentos, ferramentas, utensílios e relatos históricos da evolução do campo, garantindo que as futuras gerações conheçam e valorizem a trajetória do município e de seus antepassados", justifica a vereadora.

"Este espaço poderá integrar um circuito de turismo, incentivando visitantes a conhecerem a história e as tradições do campo. Sua estrutura poderá abrigar eventos culturais, exposições e atividades educativas, proporcionando renda e oportunidades para a comunidade local. As escolas de São Miguel do Oeste e municípios vizinhos poderão utilizar o Museu como um espaço pedagógico, com aulas práticas e interativas sobre a história rural, as transformações no setor agrícola e os impactos da tecnologia no campo", sugere Sisse Velozo. O pedido é destinado ao prefeito e aos secretários de Desenvolvimento Sustentável, de Esporte e Cultura, e de Agricultura, Pecuária e Piscicultura.

Ascom 

----------------------
Receba GRATUITAMENTE nossas NOTÍCIAS! CLIQUE AQUI
----------------------

Envie sua sugestão de conteúdo para a redação:
Whatsapp Business PORTAL SMO NOTÍCIAS (49) 9.9979-0446 / (49) 3621-4806

Cotações

Clima

Segunda
Máxima 19º - Mínima 11º
Céu nublado com chuva fraca

Terça
Máxima 19º - Mínima 7º
Céu limpo

Quarta
Máxima 24º - Mínima 8º
Céu limpo

Quinta
Máxima 24º - Mínima 11º
Céu limpo

Sexta
Máxima 24º - Mínima 12º
Períodos nublados

Sobre os cookies: usamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.