A APAE de Itapiranga busca ampliar atenção com os alunos autistas. A parceria com a Secretaria Municipal da Educação visa a entrega de cordões de identificação para o espectro autista e deficiências ocultas. É uma forma de mostrar para as pessoas a importância de compreender as reações de um autista.
Conforme a Terapeuta Ocupacional da APAE de Itapiranga, Carolina Beatriz Sobrinho, essa ação é um passo importante para promover a inclusão e garantir que todos os alunos da rede municipal, recebam o suporte necessário no ambiente escolar e na comunidade. Dia dois de abril é o dia mundial de conscientização do Autismo. A data que foi instituída pela ONU em 2007 para informar sobre os direitos da pessoa autista, bem como promover a inclusão social e combater conceitos e estigmas.
Carolina Sobrinho menciona ainda a Carteirinha do Autista como um direito para as pessoas entenderem a dificuldade de processamento sensorial, como barulho, som alto, texturas diferentes e até de roupa, que eles não aceitam. A Terapeuta observa que podem ser coisas simples que eles enfrentam dificuldades.
De acordo com ela, as terapias contribuem para reduzir as reações e os cordões também servem de alerta para as demais pessoas. Carolina Sobrinho destaca que a APAE de Itapiranga conta com 98 alunos, sendo 16 com laudo de autismo, sendo 12 crianças e quatro adultos.
A equipe multiprofissional da APAE realiza trabalho diferenciado em prol dos alunos. De acordo com a Terapeuta Ocupacional da APAE de Itapiranga, Carolina Beatriz Sobrinho, com os autistas, os profissionais realizam atendimento de 30 minutos em busca de autonomia e inclusão na sociedade. É preciso trabalhar formas de como participar de uma festa com barulho e outros ambientes que causam transtornos.
O autismo é uma condição caracterizada por dificuldades na interação social, podendo ser somada a outras dificuldades sensoriais, cognitivas e hiper focos. Carolina reforça que a Assistência Social busca os direitos do aluno, como a carteirinha do autismo e outras questões que podem facilitar a rotina diária.
Ascom