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Audiência pública na Câmara debate situação da Avenida Willy Barth e BRs 282 e 163

Evento reuniu vereadores, DNIT, lideranças políticas, empresários e moradores para discutir más condições das rodovias do Extremo Oeste catarinense

Audiência pública na Câmara debate situação da Avenida Willy Barth e BRs 282 e 163
Foto: Ascom

A Câmara Municipal de São Miguel do Oeste realizou na noite desta segunda-feira (28) uma audiência pública para debater os investimentos na Avenida Willy Barth e nas BRs 163 e 282. O encontro ocorreu no plenário do Poder Legislativo, com a participação do superintendente do Dnit em Santa Catarina, Alysson Andrade, de vereadores, representantes do Poder Executivo Municipal e do Governo do Estado, além do deputado estadual Padre Pedro, do deputado federal Pedro Uczai, e lideranças locais e regionais.

Um dos proponentes da audiência, o vereador Adilson Pandolfo, destacou que é necessária uma recuperação urgente da pista da Av. Willy Barth e um projeto de reestruturação da avenida. Ana Flávia Moreira, também proponente da audiência pública, parabenizou a população pela participação no evento. Destacou que utiliza a Willy Barth todos os dias e sabe das condições da via.

Os proponentes da audiência entregaram ao Dnit a moção de apelo aprovada na última sessão da Câmara, de autoria de todos os vereadores, pedindo um estudo e um projeto de revitalização da avenida. Entre os pedidos, estão reestruturação da base e do asfalto, melhorias na iluminação, substituição dos canteiros centrais por muretas, sinalização completa e abertura de vias de acesso laterais, prevendo inclusive elevados, túneis e passarelas.


Superintendente do Dnit em SC, Alysson Andrade, explanou sobre projetos em execução e a contratar  | Foto: Ascom

Fizeram uso da palavra representantes de entidades de classe e de associações de moradores, empresários e usuários da via. Nas manifestações, os participantes expuseram os problemas de conservação e manutenção da Avenida Willy Barth e das BRs 163 e 282 e as más condições de tráfego dessas vias. Também citaram os diversos acidentes que ceifaram vidas e são recorrentes nessas rodovias.

Outros questionamentos feitos na audiência foram sobre quem recai a responsabilidade de construir calçadas/passeio ao longo da Avenida Willy Barth; sobre a municipalização do trecho urbano da rodovia; prejuízos financeiros e o tempo de atendimento em razão de acidentes; sinalização nos acessos aos bairros; e fiscalização das obras realizadas na Willy Barth.

Ainda, houve manifestações sobre acessos a empresas e ao Hospital Regional, ações de segurança na via, instalação de balanças, contorno viário, travessias pela Willy Barth, construção de áreas industriais às margens da rodovia, entre outros pedidos.

O deputado federal Pedro Uczai (PT), coordenador do Fórum Parlamentar Catarinense, apresentou as principais demandas de infraestrutura do Extremo-Oeste; parabenizou a população por se mobilizar pelas obras, e disse que a população pode contar com a bancada catarinense para buscar soluções para as demandas.

MANIFESTAÇÃO DO DNIT

Alysson Andrade, superintendente do Dnit em Santa Catarina, destacou que é servidor de carreira do órgão há 18 anos e não é vinculado a um partido político. Disse que pretende concluir a ampliação e restauração da BR-163 neste ano; falou das obras em andamento para construção de marginais em Maravilha, e da construção de viaduto na BR-282 e BR-158, esta obra executada pelo Município de Maravilha.

O superintendente do Dnit apresentou um relatório da situação da manutenção das rodovias federais catarinenses. Conforme os dados apresentados por Alysson, 80% das rodovias estão em boas condições, 14% em condições regulares; 5% em condições ruins e 1% em péssimas condições. Apresentou os dados de investimentos em manutenção, destacando que em 2023 foram R$ 435 milhões e em 2024 foram R$ 613 milhões.

Sobre a Willy Barth, disse que não se lembra de nenhuma interferência estrutural feita na avenida desde que está no Dnit. Disse que o Dnit não tem engenheiros suficientes; que o órgão solicitou a abertura de mais de mil vagas de engenheiros no concurso, e o órgão recebeu apenas 50, dos quais nenhum para Santa Catarina. Apresentou um diagnóstico da Willy Barth, que possui trincas, remendos, afundamento do trilho, e por fim apresentou as espessuras das janelas de inspeção feitas no pavimento da rodovia. “A Willy Barth precisa reestruturar de baixo para cima, não adianta recuperar só a parte de cima”, apontou.

Alysson apontou que a solução ideal para a Willy Barth é a reciclagem de base, que o investimento para essa obra é de R$ 25 milhões. Destacou que a obra já foi licitada, juntamente com o projeto de recuperação da BR-282, e pediu o empenho dos deputados em destinar recursos para essa obra. Disse que não tem todas as soluções para a avenida, pois é uma rodovia dentro do perímetro urbano, e que parte das soluções precisam ser pensadas juntamente com a Prefeitura. Que de imediato pode pedir uma operação tapa-buracos na Willy Barth, para dar mais condições de trafegabilidade à rodovia.

O superintendente do Dnit citou a demora na aprovação da Lei Orçamentária de 2025, em que até o momento o órgão operou apenas com os restos a pagar provenientes do orçamento de 2024. Citou projetos com contratos em elaboração, com destaque para os lotes 9, 10, 11 e 12, da duplicação de 427 km na BR-282, entre Lages e São Miguel do Oeste; e para o projeto da ponte de Itapiranga e contornos na BR-163. Já dos projetos a contratar, destaque para os contornos de São Miguel do Oeste, na BR-163, e a ligação entre Guaraciaba e São Miguel do Oeste com pavimento rígido.

Em relação ao projeto do contorno de São Miguel do Oeste, disse que o Termo de Referência (documento obrigatório em editais de licitação) está pronto, e que a licitação está prevista para o primeiro semestre deste ano, com recurso garantido para a contratação do projeto. “[Agora] vai ter um projeto de contorno de São Miguel do Oeste para o futuro, que nunca teve”, apontou.

Alysson falou do projeto em andamento da construção e adequação da BR-163 e construção da ponte entre Itapiranga (SC) e Barra do Guarita (RS). Destacou que o projeto básico está pronto desde setembro de 2024, e que a próxima etapa é o Estudo de Impacto Ambiental, cuja estimativa é finalizar em janeiro de 2026, para ser apreciado pelo Ibama.

Ao final da audiência, o vereador Adilson Pandolfo e o vice-prefeito Carlos Agostini fizeram questionamentos sobre o projeto de revitalização da Willy Barth.

 

Ascom 

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